RELACIONAMENTOS

TRISAL: Entenda o que é, o que diz a lei e como funciona o poliamor na prática

Trisal de Novo Hamburgo que está à espera de um bebê tem união poliafetiva reconhecida pela Justiça

Publicado em: 03/09/2023 15:13
Última atualização: 03/09/2023 15:27

Uma decisão da 2ª Vara da Família e Sucessões de Novo Hamburgo reconhecendo a união estável poliafetiva de um trisal morador do bairro Canudos, que está junto desde 2013, trouxe o assunto ao debate na região. Mas afinal, o que é poliamor? O que é um trisal? O que diz a lei sobre esses relacionamentos?


O que é e como funciona o poliamor Foto: AdobeStock

O que é um trisal?

Trisal é, basicamente, uma forma de relacionamento baseado no poliamor, ou seja, relacionamento sexual ou romântico de uma pessoa com outras duas ao invés de uma, como acontece no relacionamento monogâmico. Entre os três não há traição e o poliamor precisa ter o consentimento de todos de forma simultânea. Caso contrário é traição e não trisal.

O trisal pode ter diferentes configurações, cabendo aos envolvidos decidirem tudo às claras. Quem vive um poliamor ou pesquisa o assunto diz que uma das poucas regras é inegociável: todos precisam estar cientes e de acordo com as regras do relacionamento.

Um trisal de Palmas, no Tocantins, decidiu compartilhar a rotina na Internet. Uma advogada e um empresário casados há 15 anos resolveram assumir o relacionamento de poliamor com uma influencer digital e criaram o perfil @vivendoatres_ tratam do assunto sem vergonha ou medo de julgamentos.

Em entrevista ao UOL, Graziela Veras e Diogo Matheus contam que já eram casados quando conheceram Natalia Bezerra. "Gostamos muito da Natália, nos tornamos amigos e o negócio fluiu. Quando nos deparamos, todo mundo estava apaixonado", resume Graziela. A relação começou entre ela e Natalia, mas logo Diogo foi incluído, oficializando o namoro a três.

Como funciona um trisal?

A intimidade varia de um trisal para outro. A regra é manter o respeito e a confiança entre seus membros. Há trisais onde a relação sexual acontece entre os três e há trisais onde apenas duas pessoas mantém relações.

No caso de Graziela, Diogo e Natalia, no começo a intimidade só acontecia com os três juntos. Depois, à medida em que o relacionamento foi ficando mais maduro, o sexo passou a acontecer somente entre dois envolvidos na relação.

Como funciona o poliamor?

Para além dos trisais, no poliamor também são válidas relações com mais de três pessoas e das mais diversas configurações. Entretanto, todos precisam concordar com o tipo de relacionamento.

Ao contrário da monogamia, o poliamor prega pela não-exclusividade romântica ou sexual a dois, mas dois princípios inegociáveis são a consensualidade e equidade entre todas as partes.

Então, se você se considera poliamoroso, pode estar em um relacionamento com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, mesmo que estas não se relacionem entre si, já que também não é obrigatório que o relacionamento seja "fechado", ou seja, exclusivo.

Quais são os direitos e um trisal?

Programas de TV como Fantástico já contaram histórias de casais formados por três pessoas, os chamatos trisais. Uma reportagem contou a história de Priscila, Marcel e Regiane. Eles resolveram ter um filho e incluir o nome dos três na certidão.

No entanto, a lei do Brasil não reconhece este tipo de relacionamento, nem mesmo ter os nomes dos pais como filiação da criança. A saída então é buscar amparo judicial, a exemplo do que fez o trisal de Novo Hamburgo.

Na decisão favorável ao trisal o juiz Gustavo Borsa Antonello disse que "o que identifica uma família é o afeto, esse sentimento que enlaça corações e une vidas. A Justiça precisa atentar nessas realidades", escreveu na decisão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas