Chegar em casa após um longo dia e começar a falar, em voz alta, sobre o que quer fazer em casa, ou até conversar consigo em momentos de tensão. Essas são coisas mundanas, que faz parte da rotina da grande maioria das pessoas. Mas será que falar sozinho é normal?

Foto: Polina Zimmerman/Pexels
Apesar de parecer estranho, falar sozinho pode ser positivo
Conversar consigo é uma relação rotineira e considerada uma forma de reflexão, seja em voz alta ou apenas internamente, segundo a psicologia. Inclusive, há benefícios.
Diferentes estudos mostram que falar consigo é uma maneira também de se autorregular e ganhar mais conhecimento sobre si.
Falar sozinho é uma estratégia natural para organizar os pensamentos e reduzir o estresse, segundo o psiquiatra João Pedro Wanderley ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Isso “ajuda a estabelecer prioridades, manter o foco”.
Questionado se havia problema em conversar consigo em voz alta, o doutor Drauzio Varella não titubeou: “Não há problema nenhum”. Em um vídeo publicado no YouTube ele explicou que, na verdade, falar sozinho é algo comum.
Pausa para o lazer: Que tal um desafio? Clique aqui e jogue os passatempos do ABCmais. É grátis
Quando falar sozinho se torna um problema?
O hábito pode se tornar um problema se isso causar constrangimento para a pessoa em momentos sociais, por exemplo. Não é normal caso a pessoa comece a ouvir vozes que parecem reais e que dão ordens ou se os diálogos começarem a ficarem tensos ou ameaçadores. A recomendação é procurar ajuda profissional para uma avaliação com um psiquiatra.
Fontes: Paul Verhaeghen & Grazia Mirabito;