Um novo estudo sugere que a suplementação de vitamina D pode ajudar a viver mais. O trabalho, intitulado VITAL, foi realizado por equipe do Mass General Brigham, empresa de pesquisa hospitalar dos Estados Unidos, e publicada recentemente no American Journal of Clinical Nutrition. As informações são da CNN.

Foto: Karyna Panchenko/Divulgação
Conforme os resultados obtidos na pesquisa, a vitamina D pode proteger contra o encurtamento dos telômeros – capas protetoras presentes nas extremidades dos cromossomos que encurtam ao longo do envelhecimento. Embora seja um fenômeno natural, esse encurtamento pode aumentar a ocorrência de diversas doenças relacionadas à idade.
SAIBA MAIS – Carla Zambelli deixa o Brasil; deputada foi condenada a 10 anos de prisão em maio
“O VITAL demonstrou benefícios da vitamina D na redução da inflamação e na redução dos riscos de doenças crônicas específicas do envelhecimento, como câncer avançado e doenças autoimunes”, completa JoAnn Manson, médica, pesquisadora principal do VITAL.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Durante cinco anos, a pesquisa acompanhou mulheres com mais de 55 anos e homens com mais de 50 anos, totalizando 1.054 participantes. O cumprimento dos telômeros dos leucócitos foi medido em todos em três períodos: o início do estudo e no segundo e quarto anos.
VIU ISSO? Equipe de canoagem da Aleca conquista 19 medalhas em campeonato estadual da modalidade
O resultado, segundo o estudo, foi que a suplementação com vitamina D3 reduziu significativamente o encurtamento dos telômeros ao longo de quatro anos, prevenindo o equivalente a quase três anos de envelhecimento em comparação com quem tomou placebo.