Cerca de 1,4 mil profissionais da educação dos 21 municípios da área de atuação da Sicredi Pioneira participaram, no último dia 23 de maio, do Fórum Regional de Educação, realizado no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Promovido anualmente pela cooperativa, o encontro reuniu professores, gestores escolares e equipes pedagógicas ligadas aos programas “A União Faz a Vida”, “Cooperativas Escolares” e “Finanças na Mochila”. O objetivo foi gerar reflexão sobre o papel transformador da educação e os desafios vividos por quem está diariamente dentro da sala de aula, principalmente em relação à saúde mental.

Foto: Vini Martins/Divulgação
Com o tema voltado ao bem-estar, a edição deste ano colocou em pauta o cuidado com quem educa. “A gente costuma dizer que ninguém oferece aquilo que não tem. Para cuidar do outro, é preciso primeiro olhar para si. E a profissão docente carrega muito disso: cuidado, acolhimento, formação, construção de conhecimento e de humanidade. Por isso quisemos proporcionar um momento com sentido, que tocasse esses profissionais”, conta a gerente de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, Alini Cossul Martinelli.
Ela explica que, por conta disso, o Fórum propôs um olhar atento à saúde emocional e à necessidade de fortalecer redes de apoio dentro das comunidades escolares. “Quando pensamos em bem-estar, pensamos também em relações, pertencimento e apoio coletivo. Queremos que esses educadores saiam daqui levando reflexões que possam reverberar não só nas escolas, mas também nas comunidades e nas famílias onde estão inseridos”, complementa.
Essa realidade ganhou destaque com a presença da psicóloga portuguesa Helena Marujo, referência internacional em psicologia positiva. Parte da programação do evento, ela apresentou a palestra “Educar com Alma e o Poder da Ciência do Bem-Estar”, convidando os participantes a refletirem sobre a dimensão humana da docência, para além do ensino de conteúdos. “Os professores continuam a ser um pilar absolutamente vital da sociedade. Se estiverem desanimados, descrentes ou emocionalmente esgotados, isso inevitavelmente será passado para as novas gerações. Precisamos cuidar dos próprios professores”, afirma.
Durante o momento, a pesquisadora abordou temas como exaustão emocional, pertencimento, autocuidado e segurança psicológica dentro das escolas, reforçando que a aprendizagem só acontece em ambientes emocionalmente seguros. “O bem-estar docente não depende apenas da resiliência individual, mas da construção coletiva de ambientes saudáveis, sustentados por relações de confiança, liderança positiva, autonomia e sentimento de pertencimento. Todos queremos viver vidas com sentido, emocionalmente leves e que valham a pena ser vividas. E a escola também precisa ser um espaço onde isso seja possível”, destaca.
O debate gerou identificação entre os participantes, como a secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner. Participando pela quarta vez do evento, ela destacou o impacto da temática no cotidiano escolar. “Falar sobre bem-estar é sempre necessário, mas principalmente quando isso nos convida a olhar para nós mesmos. Quando eu penso em como eu estou, isso se reflete diretamente no meu trabalho, na forma como me relaciono com os outros e com a comunidade escolar. Se eu estou bem, isso gera impacto no coletivo”, avalia a secretária.
O município participa dos três programas educacionais desenvolvidos pela cooperativa Sicredi — A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Finanças na Mochila —, envolvendo toda a rede municipal, da educação infantil ao ensino fundamental. Neste ano, cerca de 250 profissionais de Dois Irmãos estiveram presentes no evento no Teatro Feevale.
Senac NH na fase regional da Competições Senac

Foto: Divulgação/Senac
O Senac Novo Hamburgo será representado nas Competições Senac 2026 pela aluna Yasmin Gomes de Freitas, do 2º módulo do curso Técnico em Enfermagem. A estudante participará da etapa regional na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, prevista para ocorrer na última semana de junho de 2026.
Reconhecidas como uma das principais iniciativas de incentivo à excelência na educação profissional do país, as Competições Senac buscam identificar, desenvolver e valorizar talentos por meio de desafios que simulam situações reais do mercado de trabalho, exigindo dos participantes alto desempenho técnico e comportamental.
A disputa é dividida em etapas escolar, regional, seletiva final e nacional. Inicialmente, os estudantes competem em suas unidades e os vencedores avançam para a fase regional. Os medalhistas de ouro e prata passam por um treinamento até a seletiva final, que define os representantes do RS.
Sobre a última edição
Em 2025, durante a etapa nacional realizada no Rio de Janeiro, o Senac-RS conquistou medalhas em todas as ocupações em que participou, somando seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Neste ano, Shanghai, na China, sediará a WorldSkills, em setembro, com a participação de competidores gaúchos nas ocupações de Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Recepção.
Pró-Sinos nas escolas
Durante os meses de junho e as primeiras semanas de julho, o Consórcio Pró-Sinos, por meio do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), esteve presente em diversos municípios consorciados, fortalecendo e participando das ações e atividades desenvolvidas em alusão ao Mês do Meio Ambiente. A data tem como marco o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, que neste ano trouxe como tema central as Mudanças Climáticas. Ao longo dessa programação, o PPEA atendeu 24 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, alcançando aproximadamente 984 alunos. As atividades proporcionaram momentos de aprendizado, reflexão e troca de experiências sobre a preservação ambiental.