Ensino

Grupo Sinos lança a quarta edição do Projeto Ser Educação nesta terça-feira

Programa capitaneado pela empresa de comunicação reúne instituições em prol do desenvolvimento da comunidade pelo quarto ano consecutivo

Publicado em: 24/01/2023 12:41
Última atualização: 22/01/2024 10:50

Atento às lacunas da educação e buscando contribuir com as áreas do saber, o Grupo Sinos lança, nesta terça-feira (24), a quarta edição do Projeto Ser Educação. A data foi escolhida por um motivo nobre: hoje se celebra o Dia Mundial da Educação. Para tanto, a direção do Grupo Sinos reúne lideranças e entusiastas do tema para firmar, de forma solene, mais um ano de trabalho em prol da comunidade.

De acordo com a diretora de Negócios do Grupo Sinos, Andrea Schneider, a quarta edição do projeto está alicerçada em três pilares: empreendedorismo, inovação e capacitação de professores. “Voltamos nossa atenção e unimos força para contribuir com o ensino de todas as 52 cidades de abrangência dos veículos do Grupo Sinos. O Ser Educação é um daqueles projetos que faz o olho brilhar e que mobiliza importantes setores e entidades, tudo para que nossas comunidades possam olhar ainda mais longe”, destaca.

Entre as ações programadas para este ano está a realização da 2ª edição do Fórum Ser Educação, além do Prêmio Ser Educação, como também a promoção de workshops, painéis e talks com especialistas. “Fora isso, os veículos do Grupo Sinos terão espaços especiais dedicados aos três pilares do projeto, com conteúdos exclusivos, inclusive em vídeo e áudio, além de eventos virtuais e presenciais”, ressalta.

Criado em 2020, o Ser Educação surgiu com o objetivo de fomentar a reflexão e discussão sobre a educação em meio à pandemia, além de lançar luzes e propor soluções para os problemas encontrados. Desde então, o projeto vem engajando mais setores e promovendo um importante movimento em prol do desenvolvimento da sociedade.

A 4ª edição do projeto tem patrocínio máster da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRTRS), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FPM), Prefeitura de Novo Hamburgo e Prefeitura de Esteio; patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), SESC/SENAC; e apoio da Universidade Feevale, Colégio Sinodal, Prefeitura de Campo Bom; além de apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção São Leopoldo.

Os três pilares

Empreendedorismo

O foco é impactar estudantes do ensino fundamental à graduação, com o intuito de despertar o senso empreendedor em cada um desses jovens para se tornarem protagonistas de suas próprias jornadas. Para tanto, podcasts sobre vocação profissional estão no horizonte, além de talks com especialistas em carreira, workshops e campanha com embaixadores.

Inovação

Fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à área da educação, através de debates, seminários, ações junto aos parques tecnológicos da região e seleção e divulgação dos melhores projetos na área da robótica e games.

Capacitação de professores

Através de campanha de valorização dos professores, como também incentivo aos jovens a conhecer melhor a carreira de educador. Neste pilar também está a realização da 2ª edição do Prêmio Ser Educação: com destaque para professores e gestores da rede pública e privada; além da 2ª edição do Fórum Ser Educação, com palestras e painéis de debate sobre temas relacionados à educação.

História do projeto

2020 - O início

O projeto Ser Educação surgiu com o objetivo de fomentar a reflexão e discussão sobre a educação em meio à pandemia de Covid-19, bem como encontrar e apontar as melhores práticas e soluções para serem adotadas por profissionais e instituições. Em 2020, o hotsite do projeto foi criado e, durante o ano, foram disponibilizados materiais didáticos e apostilas para download. Também foram veiculadas matérias especiais nos jornais impressos e digitais do Grupo Sinos. Além disso, foram realizados painéis de debate e publicados vídeos com depoimentos sobre como estava sendo o período de pandemia para a comunidade escolar. 

2021 - Mais protagonistas

O Grupo Sinos avançou e uniu ainda mais os protagonistas da educação: professores, alunos, famílias e gestores. Nessa edição, outros temas foram aprofundados e novas formas de interação foram colocadas em prática. Algumas dessas novidades foram: o Desafio Ser Educação, voltado para os estudantes e sob a curadoria de instituições parceiras; a área de entretenimento no hotsite, contendo tarefas lúdicas para os estudantes fazerem em casa; a publicação de colunas mensais nos jornais impressos; a criação do Podcast, entre outras.

2022 - A consolidação

Na 3ª edição do Ser Educação, o Grupo Sinos consolidou o projeto com iniciativas direcionadas para a comunidade escolar. Os três pilares principais trabalhados durante o ano foram: Melhoria dos índices Ideb; Empreendedorismo; Capacitação de Professores. Dessa forma, o projeto promoveu workshops e ações voltadas para o incentivo ao empreendedorismo nas escolas, a capacitação de professores e melhorias nos resultados das instituições de ensino da região. Além disso, em 2022 foi realizado o 1º Fórum Ser Educação e o 1º Prêmio Ser Educação, que deu destaque para professores e gestores da rede pública e privada de ensino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas