Inovação

O potencial inovador de uma região também passa pela sala de aula

Segundo pilar do projeto Ser Educação, a inovação precisa ser desmistificada e incentivada em todas as fases do ensino

Publicado em: 14/02/2023 16:52
Última atualização: 24/01/2024 14:51

Quando se questiona sobre o futuro de uma região, muito se fala sobre a importância da inovação. Afinal, a matriz econômica que por anos desenvolveu uma localidade pode, ao passar do tempo, perder força - e até deixar de existir. Mas como fomentar a inovação? Foi pensando nisso que o projeto Ser Educação elencou esse tema como um dos três pilares do programa para 2023.

Para especialistas, o conceito de inovar precisa ser desmistificado e incentivado desde o começo da vida. Para Jorge Jardim Jr., professor e coordenador da área de tecnologia e robótica do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, a escola é um dos melhores lugares para se ter ideia. "É um ambiente que proporciona a troca de informação entre jovens com pensamentos diferentes e que são bombardeados diariamente com novos conhecimentos e fatos que podem auxiliar no processo de solucionar problemas de forma criativa e inovadora", avalia. No entanto, ele pontua que, infelizmente, a criatividade - um importante aliado da inovação - acaba sendo deixada de lado ao longo da vida escolar dos alunos. "Isso ocorre por diversos fatores que, muitas vezes, impossibilitam aos professores e alunos tempo para desenvolverem projetos inovadores", analisa.

Para a diretora do Senac Novo Hamburgo, Patrícia dos Passos, a educação é indispensável no processo de desmistificar a inovação. "O ato de inovar não é um dom, na verdade, pode ser treinado e desenvolvido ao longo do tempo. Nem só de grandes revoluções vive a inovação, todas as melhorias são válidas nesse processo", destaca. Para ela, esse conceito precisa se tornar cada vez mais comum na sociedade. "Criando mecânicas que funcionem de maneira constante e ininterrupta, é possível, através da inovação, transformar pessoas que, na sequência, irão atuar em busca da transformação do ambiente no qual estão inseridas", considera.

A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzo, salienta que o inovar é transversal e está inserido na educação. "Ele é extremamente importante pra sair da nossa zona de conforto e pensar de forma diferente. Nós, aqui na universidade, trabalhamos com diversos programas de inovação, instigando os alunos. Acredito muito que a gurizada precisa ter essa prática para entender melhor, acreditar que é possível", defende.

Na visão dos especialistas

 "Inovação é um conceito muito amplo. Mas, em poucas palavras, ela é o sinônimo de mudança, de melhoria de algo já existente. Inovar é poder recriar algo, trazer novidades pra algo que já existe ou criar um novo processo para que algo seja melhor. A inovação é transversal e tem um papel importante para que a educação seja trabalhada de forma disruptiva."

Daiana de Leonço Monzo, diretora de Inovação da Universidade Feevale

"Muitas pessoas relacionam inovação com tecnologia, mas é um conceito muito mais abrangente, que se resume em resolver um problema a partir de uma nova visão, criando, assim, uma nova solução que traga benefício para os envolvidos. O importante é termos em mente que a inovação pode ocorrer em qualquer lugar e ser feita por qualquer pessoa."

Jorge Jardim Jr, professor e coordenador da área de tecnologia e robótica do Colégio Sinodal

"Primeiramente, é preciso tornar esse tema comum, desmistificando os seus significados e deixando claro que todos podem inovar. O ato de inovar não é um dom, na verdade, pode ser treinado e desenvolvido ao longo do tempo. Nem só de grandes revoluções vive a inovação, todas as melhorias são válidas nesse processo."

Patrícia dos Passos, diretora do Senac Novo Hamburgo

Sobre o Ser Educação

 O 4º Ser Educação é uma realização do Grupo Sinos e conta com o seguintes parceiros:

Patrocínio máster
- Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RS)
- Fundação Escola Superior do Ministério Público
- Fundação Liberato
- Prefeitura de Esteio
- Prefeitura de Novo Hamburgo

Patrocínio
- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
- Sicredi Pioneira

Apoio
- Colégio Sinodal
- Instituto Ivoti
- Prefeitura de Campo Bom
- Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
- Universidade Feevale

Apoio institucional
- OAB São Leopoldo
- Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas