Formação e reconhecimento

Um encontro para celebrar o ensino

Segunda edição do Fórum Ser Educação movimentou a Mostratec e culminou na premiação de professores

Publicado em: 25/10/2023 10:46
Última atualização: 25/10/2023 10:48

Um encontro para trocar ideias, experiências e aprender. Além, é claro, de festejar. Assim foi a segunda edição do Fórum Ser Educação, realizado na tarde desta terça-feira (24) na Fenac, em Novo Hamburgo. Promovido pelo Grupo Sinos e entidades parceiras, o evento integrou a programação da Mostratec e reuniu professores e gestores das escolas públicas e privadas da região.

Durante quase três horas, os profissionais da educação puderam se debruçar sobre os impactos das tecnologias no ensino e o quanto a inovação pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos e das comunidades escolares.

Convidado para ser o conferencista principal do encontro, o doutor em Inovação Bruno Bittencourt compartilhou experiências e indicou caminhos para o uso da tecnologia em sala de aula.

Antes, os professores Jorge Jardim e Letícia Franco debateram os benefícios do ensino da robótica para o desenvolvimento dos alunos.

Confira os vencedores do 2º Prêmio Ser Educação*

Professor de Educação Infantil em Escola Pública

Mariana Martins, da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Viver, com o projeto "O letramento, o brincar simbólico e o entrelaçar das aprendizagens no cotidiano das infâncias".

Professor de Educação Infantil em Escola Privada

Eneida Raquel Sander, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - Unidade Oswaldo Cruz com o projeto "Comer bem, brincar e ser feliz".

Professor de Ensino Fundamental em Escola Pública

Vitória Duarte Wingert da Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol com o projeto "Segue o ciclo: uma investigação sobre menstruação e sustentabilidade".

Professor de Ensino Fundamental em Escola Privada

Carolina Karro da Piedade do Colégio Maria Auxiliadora com o projeto "Livros Pop Up para adolescentes".

Professor de Ensino Médio em Escola Privada

Luciano de Oliveira Maurina da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo com o projeto "Trilha Startup IENH".

Professor de EJA em Escola Pública

Edilaine Vieira Lopes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Sapiranga com o projeto "A Escrita Criativa e a Educação Midiática no PROEJA: ativismo e resistência contra o racismo".

Professor de Ensino Superior

Josiane da Costa Heissler da Universidade La Salle com o projeto "Estúdios Criativos: Metrópolis".

Gestor de Escola Pública

Sabrina Vettorello da Escola Municipal de Educação Infantil Guilhermina Blos com o projeto "Ser Solidário é…Fazer o bem sem olhar a quem".

*Das 11 categorias, oito tiveram cases inscritos, chegando a mais de 100 candidatos.

Robô "Walle" e a comemoração dos vencedores foram os destaques da edição

O "Walle", um robô criado pelo professor hamburguense Alex Fabiano Homirich, roubou a cena durante o 2º Fórum Ser Educação. Confeccionado com materiais recicláveis e com a criatividade do professor Alex, o robô foi o ponto de partida para a temática central do encontro: o uso das tecnologias em sala de aula. O assunto permeou todas as falas, assim como "Walle", que interagiu com o público até o fim da palestra. Logo após a saída dele, outro fator roubou a cena: a vibração de cada um que teve o nome anunciado como vencedor do 2º Prêmio Ser Educação. Alguns, inclusive, levaram bandeira e tinham verdadeiras torcidas organizadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas