STREAMING

Está esperando a nova temporada de Wandinha? Previsão é demorar

Seriado da Netflix está entre os que enfrentam atraso pela greve de roteiristas e atores

Publicado em: 16/08/2023 03:00
Última atualização: 17/08/2023 13:38

Agora em junho de 2023 a Netflix anunciou que o seriado da Wandinha (Wednesday) foi a produção original em inglês mais assistida da história da plataforma. Produzida por Tim Burton e estrelada por Jenna Ortega, a história da filha adolescente da Família Addams arrebanhou uma legião de fãs, principalmente entre colegiais e jovens. Com tudo isso, era grande a expectativa pela segunda temporada, que foi anunciada em janeiro. Mas houve contratempos e a previsão é de atrasos.


Wandinha (Jenna Ortega) só deve ganhar episódios inéditos no streaming no meio de 2024 ou, até, início de 2025 Foto: Divulgação

Ainda em janeiro, o ator Percy Hynes White, o intérprete de Xavier Thorpe, foi acusado de assédio sexual, por incidentes não ligados à produção. Houve especulações sobre sua saída do elenco. Só recentemente ele se pronunciou, em junho, negando acusações e dizendo ter sido vítima de crucificação pública, juntamente com sua família.

Mas este não foi o principal contratempo. Com preparativos iniciados para providenciar os roteiros e filmagens da nova temporada, Wandinha pegou as greves do Writers Guild of America (WGA) e Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), as associações de roteiristas e atores de Hollywood. Os roteiristas entraram em greve em maio, os atores em julho. No caso dos roteiristas a paralisação é mais ampla. A associação dos atores é menos abrangente, mas muitos projetos estão parados.

As paralisações são, em parte, motivadas pela cautela dos atores e roteiristas com usos da inteligência artificial. Os escritores querem garantias de que seu trabalho não terá diminuição salarial por conta de textos redigidos total ou parcialmente por inteligência artificial. Os atores querem remuneração por direito de imagem em caso de uso de versões digitais. É um problema complexo e isso significa que as negociações e uma solução podem demorar.


Cena da primeira temporada, que a Netflix confirmou ter sido a produção original em inglês mais assistida na plataforma Foto: Divulgação

No caso do seriado da Wandinha, os sites internacionais de bastidores já estão fazendo as contas sobre a estreia. Embora a Netflix tivesse previsão de iniciar filmagens no outono do hemisfério norte (nossa primavera), é possível que a greve adie o início até o fim do ano. Na primeira temporada, foram sete meses de gravações. Com isso, na melhor hipótese, a série chegaria em meados de 2024. Talvez mais para o final de 2024 ou, mesmo, início de 2025, caso as greves se estendam.

Wandinha acompanha a filha de Morticia e Gomez Addams, família excêntrica que mora em uma casa mal-assombrada cheia de esquisitices. A série acompanha o início da garota em uma escola só para figuras sobrenaturais. Mas há um mistério que ameaça os alunos.

Jenna Ortega criou um tipo que se tornou rapidamente popular, ao misturar o ar blasê e pessimista dos adolescentes do estilo gótico com uma pitada de sarcasmo. Ela não ri e quase nem pisca os olhos durante a primeira temporada inteira. Ela é acompanhada da Mãozinha, uma mão ambulante amputada. A Família Addams, baseada nos quadrinhos de Charles Addams dos anos 1930 e popular na tevê desde os anos 1960, mistura o macabro e o humor gótico com uma caricatura do american way of life. No caso de Wandinha, ajudaram no sucesso os visuais estapafúrdios e a fama de maluquices do produtor Tim Burton, além do tom malicioso e, ao mesmo tempo, assustador de Jenna Ortega.

A próxima temporada de Wandinha já prometeu algumas surpresas, como a entrada no elenco de Christina Ricci, que fez Wandinha nos filmes de cinema dos anos 1990 dirigidos por Barry Sonnenfeld. Mas por enquanto é incerto quais das novidades já prometidas seguirão na série, que deve ganhar um novo cronograma de filmagens.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas