Festival de Cinema

História de skatista hamburguense, morto em competição, vence como melhor filme em Brasília

Curta-metragem Pastrana venceu como melhor filme e em outras duas categorias

Publicado em: 21/12/2023 15:07
Última atualização: 27/12/2023 06:47

No dia 11 de novembro de 2018, o skatista catarinense Allyson Nascimento, que cresceu e viveu em Novo Hamburgo, morreu durante uma prova do Mundial de Skate Downhill, no Rio de Janeiro.

Mais conhecido como Allyson Pastrana, o jovem tinha apenas 19 anos e já era tricampeão brasileiro da modalidade e considerado o maior talento surgido nos últimos anos. A trágica história foi transformada em um curta-metragem chamado “Pastrana”, dirigido pela hamburguense e amiga, a skatista Melissa Brogni, em parceria com Gabriel Motta.


Allysson Pastrana tinha 18 anos quando faleceu Foto: Gerson Cheschini

O filme, com duração de 15 minutos, foi todo rodado em abril deste ano em Novo Hamburgo, cidade natal da realizadora e onde o skatista cresceu. Não houve nenhuma reencenação e foi baseado a partir de memórias, materiais de arquivos e entrevistas de amigos, que foram “pintando o retrato dele”, conforme explica Brogni. O curta-metragem da Okna Produções teve uma estreia triplamente premiada na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no sábado (16).

Em uma exibição para cerca de 600 pessoas no Cine Brasília, Pastrana emocionou o público presente e recebeu o prêmio principal do festival mais antigo do Brasil: Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial. Além disso, também foi premiado com o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta-Metragem e com o Troféu Candango de Melhor Montagem para Bruno Carboni.


Os diretores Gabriel Motta e Melissa Brogni Foto: Divulgação

“Estou muito feliz com a conquista de todo mundo que ajudou, desde o edital de Novo Hamburgo, à produtora que abraçou o projeto, ao Gabriel Motta que codirigiu comigo, à Juliana Cazarré que roteirizou comigo. Ainda estou entendendo a importância deste Festival, mas sei que representa muito e me deixa bem feliz por esse início positivo no circuito de festivais”, comenta Bogni.

Uma promessa que virou realidade

Allyson Pastrana e Melissa Brogni se tornaram muito próximos na adolescência. A paixão pelo skate os uniu e se encontravam sempre para praticar o esporte no Morro dos Papagaios e em São João do Deserto, em Novo Hamburgo. Mais tarde, devido aos compromissos, o distanciamento natural ocorreu e os encontros passaram a ser quase exclusivamente nas competições. “Nossa vida era andar de skate, foi uma época que nos moldou muito”, comenta a amiga.

A tragédia no final de 2018 trouxe a dor, mas também fez com que a história do Dowhill mudasse. “Ele tinha grandes chances de ganhar aquele mundial e aconteceu o acidente. Então é como se ele tivesse dado a vida por todos nós para que a gente mudasse as normas de segurança do Downhill”, afirma.

Em 2020, a skatista estava escrevendo uma carta para Pastrana, onde ela falava da promessa de transformar a vida dele em um vídeo. “Todo mundo via que ele era um prodígio no esporte. Naquela época, eu já planejava, quando tivesse minha primeira câmera, fazer um vídeo dele”. A estreia como diretora não poderia ser melhor. Além dos prêmios, a emoção de tocar centenas de pessoas com um filme sobre amor e amizade trouxe o cumprimento da promessa e a satisfação de mostrar o legado do skatista.

Cenas de Pastrana, gravado em Novo HamburgoFilme Pastrana
Cenas de Pastrana, gravado em Novo HamburgoFilme Pastrana
Cenas de Pastrana, gravado em Novo HamburgoFilme Pastrana
Cenas de Pastrana, gravado em Novo HamburgoFilme Pastrana

“Para mim, materializar a história e eternizar o legado dele através de um filme é uma realização dessa promessa e de colocar meu amigo numa história visual, para que os outros possam ver. E também para fazer algo pelo skate e pelos amigos. No momento das gravações nós revisitamos muitas coisas. Então também é muito para nós, para o downhill”, detalha.

PASTRANA é uma produção da Okna Produções, com o apoio da Locall e de Marx Franzen. Foi contemplado no edital de Fomento à Produção Audiovisual, linha de Coinvestimentos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE e Ancine e tem patrocínio da Prefeitura de Novo Hamburgo e do Novo Hamburgo Polo Audiovisual.

Melissa Brogni durante premiação do Festival de BrasíliaDivulgação
Melissa Brogni durante premiação no festivalDivulgação
Melissa Brogni durante premiação do Festival de BrasíliaDivulgação

Confira o trailer de Pastrana:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas