TELEVISÃO

Morre ator David Soul, de Starsky & Hutch

Ator conhecido nos anos 1970 tinha 80 anos e causa da morte não foi divulgada

Publicado em: 05/01/2024 15:03
Última atualização: 05/01/2024 15:22

Astro de Starsky & Hutch, um dos seriados mais conhecidos da tevê dos anos 1970, David Soul morreu na quinta-feira (4) aos 80 anos em Londres, Reino Unido. As causas da morte do ator, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, não foram divulgadas. A família divulgou que ele vinha travando uma batalha pela vida, sem especificar doença específica.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


David Soul Foto: Divulgação

Nascido em 1943, Soul começou no teatro nos anos 1960, nos Estados Unidos. Começou a trabalhar em pequenos papéis na televisão em 1966, tendo feito episódios de séries da época como Star Trek, Flipper e Jeannie é um Gênio. Entre 1968 e 1970 teve um papel fixo na série de faroeste E As Noivas Chegaram.

Também fez papéis no cinema, incluindo participação no cultuado filme pacifista Johnny Vai à Guerra (1971). Seu papel mais conhecido foi como vilão em Magnum 44 (1973), um dos filmes da série Dirty Harry com Clint Eastwood. Soul vivia um patrulheiro rodoviário que liderava um esquadrão da morte.

O papel que o tornou mais conhecido viria em 1975, na série policial Starsky & Hutch, ao lado de Paul Michael Glaser. Ele fazia Ken "Hutch" Hutchkinson, detetive que patrulhava as ruas ao lado de um parceiro em um Ford Torino. Eles enfrentavam traficantes, resolviam casos de homicídio e prendiam foragidos. A série era ambientada na fictícia cidade de Bay City, mas as locações eram quase todas em Los Angeles.

David Soul também atuou como cineasta e dublador. Seu sonho na carreira era se consolidar como diretor. Ele seguiu fazendo papéis na televisão e cinema até 2013. Seu último filme foi Filth, o nome da ambição, sobre um policial corrupto.

Loiro e com olhos azuis, David Soul se consagrou na tevê e no cinema fazendo o tipo do jovem bonito, porém com um lado sombrio. Em Starsky & Hutch, seu personagem mais soturno contrastava com o dinamismo do ítalo-americano Starsky vivido por Glaser. O olhar sombrio de Soul funcionava bem, igualmente, em papéis de vilão ou com ambivalência moral, o que incluía seu papel mais conhecido na série Dirty Harry.

Starsky & Hutch foi um dos seriados mais influentes na cultura pop, inserido no realismo urbano que era uma característica da tevê e do cinema norte-americano dos anos 1970. David Soul sempre foi lembrado pela série, embora sua carreira tenha sido muito mais abrangente. Uma das curiosidades é que ele mencionou mais de uma vez que odiava o Torino da série. Os atores precisavam entrar no carro pela janela, para mostrar juventude e dinamismo. Intelectualizado, Soul não fazia o tipo do fã de automóveis.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas