NOSTALGIA

Um dos maiores monstros do cinema completa 70 anos

Filme de Jack Arnold de 1954 é um dos clássicos do chamado Terror da Universal

Publicado em: 09/03/2024 10:00
Última atualização: 10/03/2024 13:09

Um dos principais filmes do chamado Terror da Universal está completando 70 anos. São chamados assim os filmes de terror, geralmente produções linha B, produzidas pelo estúdio Universal entre os anos 1930 e 1950. E um título lançado em março de 1954 tem, até, uma curiosa ligação com o Brasil.


Julie Adams arrastada pelo Monstro da Lagoa Negra, em foto publicitária colorida. O filme, na verdade, foi rodado em preto e branco Foto: Reprodução

Trata-se do Monstro da Lagoa Negra, cujo título original era Creature from the Black Lagoon. Embora hoje muita gente possa nem ter assistido a este filme preto e branco dos anos 1950, o monstro segue sendo uma imagem icônica da cultura pop.

A história é ambientada no Brasil. Um casal de cientistas dos Estados Unidos está estudando o Rio Amazonas. Enquanto eles sobem um afluente em busca de amostras, esbarram em um "elo perdido" da evolução, um homem réptil que mora nas profundezas do Amazonas. Enquanto o grupo tenta capturá-lo, ele desenvolve um interesse pela cientista e a rapta, obrigando a equipe a um resgate desesperado.

O Monstro da Lagoa Negra é, hoje, considerado um cult. Seu diretor é Jack Arnold, cuja carreira, nos anos 1950, deu origem a outros clássicos do filme B, como Tarântula, sobre uma aranha gigante que assola o deserto. O elenco tinha Richard Carlson, também famoso por outras produções de terror e ficção científica, como Veio do Espaço (1953) e O Castelo Sinistro (1940). Adicionalmente, havia várias cenas submarinas, que ajudavam a cativar o público, em uma época na qual ainda havia poucos efeitos especiais.

Um detalhe é que, apesar de ambientado no Brasil, o filme não chegou a ter cenas rodadas aqui. Há letreiros em português em diversas cenas, mas eles foram criados especialmente para a produção, que chegou a filmar em um sítio português em Los Angeles, entre outras locações. A maior parte foi feita em estúdio.

O Monstro da Lagoa Negra ganhou continuações diretas em 1955 e 1956. A primeira delas, A Revanche do Monstro, de 55, teve a curiosidade de a primeira participação de Clint Eastwood no cinema, em uma ponta não creditada como técnico de laboratório. Fora isso, o monstro virou um ícone, porém o filme foi envelhecendo. Nos anos 2010 a Universal estava planejando uma grande retomada dos monstros do estúdio, o que incluiria o Monstro da Lagoa Negra. Porém, a primeira das produções, A Múmia, com Tom Cruise, não teve boas bilheterias e o projeto foi abandonado.
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas