FIQUE ATENTO

Restrição em aeroporto do Rio de Janeiro vai impactar quem viaja a partir do Rio Grande do Sul

Aeroporto Santos Dumont, na área central da Cidade Maravilhosa, terá operação reduzida a partir dos próximos meses

Publicado em: 11/08/2023 01:39
Última atualização: 11/08/2023 01:39

Quem viaja de avião para o Rio de Janeiro a partir de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ou sai da Cidade Maravilhosa em voo direto com destino a esses dois Estados precisa ficar atento. Restrições no Aeroporto Santos Dumont, o mais central do Rio, levarão a mudanças em centenas de voos a partir dos próximos meses. A resolução que limita a movimentação do terminal foi assinada nesta quinta-feira (10) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.


Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro Foto: AdobeStock

A partir de janeiro de 2024, o Santos Dumont vai operar voos com origem e destino em um raio de apenas 400 quilômetros do Centro do Rio. Isso significa que o terminal terá operações somente para os aeroportos de Congonhas (São Paulo), Pampulha (Belo Horizonte) e Vitória. Rotas para Guarulhos (SP) e Confins (MG), que têm voos internacionais, ficam de fora. A conexão direta com Brasília ainda é uma incógnita. Inicialmente seria a única exceção, mas por enquanto está fora também.

Tecnicamente a resolução que limita a operação do Santos Dumont tem origem em um pedido da Infraero para realizar obras em uma das cabeceiras da pista principal do aeroporto, o que afeta a capacidade operacional. Documento assinado pelo presidente da Infraero, Rogério Barzellay, pede que sejam adotados "ajustes operacionais que limitem a capacidade e simplifiquem a operação do aeroporto" durante as obras, que se estenderiam por 720 dias corridos.

Tentativa de salvar o Aeroporto do Galeão

Na prática, o que está por trás da medida é um esforço da prefeitura carioca para levar mais movimento de passageiros para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, que fica na Ilha do Governador e está cada vez mais ocioso. Sempre que podem, os passageiros optam por chegar e sair do Rio pelo Santos Dumont por ser mais central, ou seja, exigindo menos tempo e dinheiro de deslocamento.

Concedido à iniciativa privada em 2014, o Galeão virou um problema nos últimos anos. Tanto que a concessionária Changi vem ameaçando abrir mão do aeroporto internacional. No início de 2022 a empresa chegou a desistir do ativo por causa de frustrações com a demanda esperada de passageiros. No início deste ano, com a troca do governo, a concessionária sinalizou que voltaria atrás.

"O Galeão foi construído para ser o aeroporto internacional, ser a entrada de qualquer estrangeiro que quisesse vir para o Brasil. Estamos devolvendo isso ao Galeão", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento no Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Segundo ele, a ideia é ampliar em breve a oferta de voos internacionais no Galeão.


Ministro Márcio França, Lula e prefeito Eduardo Paes em evento no Rio de Janeiro Foto: Fernando Frazão/ABR

Quando começam as restrições no aeroporto Santos Dumont?

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a redução de voos no Santos Dumont começará já no início de outubro para que o aeroporto termine o ano com fluxo de no máximo 10 milhões de passageiros. A Anac determinou que haverá redução no número de slots (intervalo para pouso e decolagem) que cada companhia terá direito. Com os novos critérios, a Azul ficou com uma participação de 24,96%, a Gol com 39,84% e a Latam com 34,95%.

Como ficam os voos de Porto Alegre e Caxias do Sul?

Procurada pelo Grupo Sinos, a Gol já informou que, a partir de 1º de outubro, as cidades de Campinas (VCP), Caxias do Sul (CXJ), Curitiba (CWB), Florianópolis (FLN) e Porto Alegre (POA) passam a se conectar com a Cidade Maravilhosa a partir do aeroporto do Galeão e não mais do Santos Dumont. Atualmente a Gol liga Caxias do Sul e Porto Alegre ao Santos Dumont.

A Latam informou que "opera a rota Porto Alegre-Santos Dumont com dois voos diários". A empresa não esclareceu até quando esta rota será mantida. Disse ainda que "nos próximos dias iniciará a venda para a rota sazonal Galeão-Caxias do Sul (duas frequências semanais), que começará a ser operada ainda neste ano".

A Azul também foi consultada, mas até a publicação deste conteúdo não havia respondido. Uma pesquisa realizada no aplicativo da companhia aérea nesta quinta-feira indicou a disponibilidade de voos entre Porto Alegre e o Santos Dumont para três períodos aleatórios: início de novembro, início de dezembro e início de janeiro. Segundo a Anac, as restrições de voo no Santos Dumont estarão totalmente implantadas até a virada do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas