MOBILIDADE URBANA

Com apoio de empresários, prefeituras projetam Dia D de obras em via alternativa ao pedágio

Obras serão realizadas no mês de fevereiro, com maquinário dos municípios e material de construção da iniciativa privada

Publicado em: 08/02/2024 18:29
Última atualização: 08/02/2024 18:29

Depois da assinatura de um convênio entre as prefeituras de Capela de Santana e São Sebastião do Caí para viabilizar rotas alternativas ao pedágio da RS-122, empresários decidiram também ajudar com a doação de material de construção.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Fim da pavimentação asfáltica da Estrada do Passo da Taquara, em São Sebastião do Caí Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Uma das vias é a Estrada do Passo da Taquara, que liga a RS-122 a RS-240, com cerca de seis quilômetros, sendo dois deles já asfaltados em São Sebastião do Caí. Ocorre que já há recursos garantidos para pavimentar outros 3,4 quilômetros, sendo 1,7 quilômetro obra da prefeitura caiense, e 1,7 quilômetro sob responsabilidade de Capela de Santana, que recebeu uma emenda parlamentar.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

A outra alternativa é a Estrada do Pinheirinho, que vai do bairro São Martim, na RS-122, até próximo ao acesso principal de Capela de Santana, na RS-240, com quatro quilômetros de extensão. A via é de chão batido, estreita e atualmente sem boas condições de trafegabilidade.

Por conta disso, as duas prefeituras farão o Dia D de obras de manutenção na estrada. Segundo o prefeito caiense, Júlio César Campani, os dois municípios levarão seus maquinários e empresários doarão o material de construção. “Vamos patrolar a estrada, e colocar tubulação em alguns pontos, porque quando chove sempre abre valetas. Hoje, a estrada está intransitável”, explica. “É a iniciativa privada disposta a ajudar”, complementa.


Estrada do Pinheirinho Foto: Reprodução/Google

Embora São Sebastião do Caí conceda isenção parcial a moradores, porque a prefeitura dará 40% de desconto na cobrança da alíquota de ISSQN para a Concessionária Caminhos da Serra gaúcha (CSG), o município alega que a tarifa, a mais alta cobrada nas vias concedidas à empresa, vai pesar no bolso da população. O pedágio será de R$ 12,30 nos dois sentidos. O pórtico fica no quilômetro 4 da RS-122.

Já na RS-240, o free flow está instalado no quilômetro 30 em Capela de Santana, próximo ao limite com Montenegro, com tarifa de R$ 9 nos dois sentidos. A previsão é de que a cobrança comece em março. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas