A Câmara de Vereadores de Gramado realizou investimentos no sistema de reaproveitamento de água da chuva, na sede do Legislativo. E a iniciativa, que alia sustentabilidade e gestão eficiente dos recursos públicos, já demonstra resultados expressivos na redução dos custos operacionais da Casa.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
A conta de água registrou uma redução de aproximadamente 31% em seis meses, passando de R$ 2.036,45 para R$ 1.408.
O projeto utiliza cinco cisternas com capacidade de 1 mil litros cada, além de uma caixa complementar de 1 mil litros instalada na parte superior do prédio, totalizando 6 mil litros de armazenamento. A água captada das chuvas passa por um processo de filtragem e tratamento, garantindo condições adequadas para usos não potáveis.
O sistema foi integrado às descargas dos banheiros da Câmara, além de abastecer a irrigação dos jardins e auxiliar na limpeza de áreas externas, como calçadas e pátios. Para viabilizar a utilização da água da chuva nas descargas, foi necessária uma adequação técnica na rede hidráulica do prédio, separando o abastecimento destinado aos vasos sanitários das demais estruturas que utilizam água potável.
“Quando investimos em soluções sustentáveis, ganhamos em duas frentes: preservamos o meio ambiente e utilizamos os recursos públicos de forma mais eficiente. A economia gerada por esse projeto poderá ser direcionada para outras demandas importantes da nossa comunidade”, destaca o presidente da Câmara, Neri Nascimento.
A operação conta ainda com um sistema automatizado de bombeamento, que transfere a água armazenada nas cisternas para a caixa superior sempre que necessário, mantendo o abastecimento contínuo para os pontos de consumo previstos.