Estudantes do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de Gramado receberão uma iniciativa piloto, que tem como foco a promoção da saúde mental e o desenvolvimento de competências socioemocionais. A proposta é do Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (Caesm), que apresentou à Secretaria de Educação, na última quinta-feira (18), o Programa Educacional em Saúde Mental (Proesm).
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP

Foto: PMG/Divulgação
Fundamentado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e em Terapias Contextuais, o programa propõe encontros em grupo com atividades lúdicas, práticas de atenção plena (mindfulness) e dinâmicas interativas. Entre os temas abordados estão o autoconhecimento, a identificação e o manejo das emoções, a empatia, as habilidades sociais, a resolução de problemas e o projeto de vida.
Inicialmente, o projeto será implementado em caráter piloto em uma escola da rede pública municipal. A ação contará com avaliações antes e depois da intervenção junto aos estudantes, familiares e professores, visando acompanhar os resultados e aperfeiçoar a proposta para futuras expansões.
Programa Drops Saúde realiza palestra gratuita sobre saúde bucal em Canela
Para a coordenadora de Saúde Mental de Gramado, Katiane dos Santos Reis, o programa nasce da necessidade de investir em ações preventivas e de promoção de saúde desde a infância e a adolescência.
“A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento humano. O projeto foi pensado para fortalecer recursos emocionais, promover o autoconhecimento e oferecer ferramentas que auxiliem crianças e adolescentes a lidarem de forma mais saudável com os desafios do cotidiano, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais acolhedores e promotores de saúde mental”, explica a coordenadora.
Massa de ar polar intensa faz nevar na Argentina antes de chegar no Brasil
O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, destacou a importância da parceria entre as áreas da saúde e da educação para o sucesso da iniciativa. “Cuidar da saúde mental dos nossos estudantes é também cuidar da aprendizagem e do desenvolvimento integral. Esta iniciativa fortalece a atuação conjunta entre a educação e a saúde, ampliando nosso compromisso com o bem-estar de toda a comunidade escolar”, pontua.