abc+

ALUNOS DO 6º ANO

Escolas municipais de Gramado receberão programa piloto de saúde mental

O programa nasce da necessidade de investir em ações preventivas e de promoção de saúde desde a infância e a adolescência

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 22/06/2026 às 16h:50 Última atualização: 22/06/2026 às 16h:51
Publicidade

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de Gramado receberão uma iniciativa piloto, que tem como foco a promoção da saúde mental e o desenvolvimento de competências socioemocionais. A proposta é do Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (Caesm), que apresentou à Secretaria de Educação, na última quinta-feira (18), o Programa Educacional em Saúde Mental (Proesm). 

Publicidade

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP

Programa piloto de saúde mental vai promover o desenvolvimento socioemocional em escolas municipais



Programa piloto de saúde mental vai promover o desenvolvimento socioemocional em escolas municipais

Foto: PMG/Divulgação

Fundamentado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e em Terapias Contextuais, o programa propõe encontros em grupo com atividades lúdicas, práticas de atenção plena (mindfulness) e dinâmicas interativas. Entre os temas abordados estão o autoconhecimento, a identificação e o manejo das emoções, a empatia, as habilidades sociais, a resolução de problemas e o projeto de vida.

Inicialmente, o projeto será implementado em caráter piloto em uma escola da rede pública municipal. A ação contará com avaliações antes e depois da intervenção junto aos estudantes, familiares e professores, visando acompanhar os resultados e aperfeiçoar a proposta para futuras expansões.

Programa Drops Saúde realiza palestra gratuita sobre saúde bucal em Canela

Publicidade

Para a coordenadora de Saúde Mental de Gramado, Katiane dos Santos Reis, o programa nasce da necessidade de investir em ações preventivas e de promoção de saúde desde a infância e a adolescência.

“A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento humano. O projeto foi pensado para fortalecer recursos emocionais, promover o autoconhecimento e oferecer ferramentas que auxiliem crianças e adolescentes a lidarem de forma mais saudável com os desafios do cotidiano, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais acolhedores e promotores de saúde mental”, explica a coordenadora.

Massa de ar polar intensa faz nevar na Argentina antes de chegar no Brasil

Publicidade

O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, destacou a importância da parceria entre as áreas da saúde e da educação para o sucesso da iniciativa. “Cuidar da saúde mental dos nossos estudantes é também cuidar da aprendizagem e do desenvolvimento integral. Esta iniciativa fortalece a atuação conjunta entre a educação e a saúde, ampliando nosso compromisso com o bem-estar de toda a comunidade escolar”, pontua.

Publicidade