Uma massa de ar polar intensa está levando neve, chuva congelada e temperaturas de até -8ºC na Argentina, marcando o início do inverno nesta segunda-feira (22). Esse mesmo ar gelado, que avança da Patagônia, chega ao Brasil ainda nesta semana, segundo a MetSul Meteorologia.
NÃO DEIXE DE LER: Da chuva ao gelo: Frente fria provoca chuva antes de onda de frio congelante de até -7°C no RS

Foto: Paradoro Giulio Cesare/Redes Sociais
Segundo os dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) argentino, as mínimas mais baixas ficaram em -8ºC em Uspallata até às 9 horas de hoje, seguido de -4,8ºC em Perito Moreno e chegando a -4,4ºC em Calafate.
Uma das mais afetadas, no entanto, foi a província de Córdoba, onde a massa de ar polar chegou durante o fim de semana com neve e chuva congelada.
O frio chegou a congelar algumas rodovias na região serrana de Córdoba. Dentre elas, a principal E-34, que foi fechada pela Polícia Rodoviária local para evitar acidentes. Segundo eles, o gelo se formou na estrada e a visibilidade estava reduzida.
Os argentinos começaram a ver neve nas últimas horas de domingo (21), mas ela ganhou intensidade mesmo durante a madrugada e o começo de segunda-feira (22), segundo a MetSul.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Massa de ar polar no Brasil
A massa de ar gelado deve chegar ao Sul do Brasil nesta semana, incluindo no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, ela deve ser a onda de frio mais intensa de 2026 até então.
Na serra gaúcha, o pico do frio deve acontecer entre terça (23) e quarta-feira (24), quando as temperaturas não devem passar dos 10ºC, ainda que o sol apareça. nos Campos de Cima da Serra, os termômetros podem marcar entre -5ºC e -7ºC, podendo chegar a -8ºC.
A previsão é que uma geada ampla, severa e generalizada atinja as cidades. Conforme a MetSul, a geada terá potencial para congelar superfícies e formar gelo em rodovias.