Uma intensa massa de ar frio de origem polar toma conta do Sul do Brasil nesta terça-feira (23), trazendo um declínio radical nas temperaturas logo após a passagem de uma frente fria que espalhou chuva pelos três estados da região.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o avanço desse ar gelado é impulsionado por um ciclone bomba posicionado a Leste da Argentina, que desloca a parte mais intensa da massa polar inicialmente para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, avançando na sequência para o Paraná.

Foto: Paulo Pires/GES
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
O amanhecer já foi marcado por muito frio, com um grande número de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registrando marcas abaixo de 5ºC, e mínimas perto de 0ºC em pontos do estado gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.
Esse frio persistirá ao longo de todo o dia. Mesmo com a presença do sol, a temperatura à tarde vai ficar apenas entre 10ºC e 13ºC na maioria das cidades gaúchas e catarinenses, assim como em parte do Sul e do Sudoeste do Paraná. Nas localidades serranas, vários pontos devem ficar abaixo dos 10ºC a terça-feira inteira.
LEIA TAMBÉM: Com avanço de onda polar, Defesa Civil alerta para risco de gelo nas pistas da Serra
Vento forte eleva o declínio térmico
A MetSul Meteorologia alerta que a atuação do ciclone extratropical sobre o Atlântico vai trazer ventos moderados a fortes nesta terça-feira, coincidindo com o ingresso do ar polar. Muitos pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul devem registrar vento entre 50 km/h e 70 km/h entre a manhã e a tarde, o que, combinado com as baixas temperaturas, vai provocar uma sensação térmica de muito frio.
A partir do fim da tarde e início da noite, o resfriamento se acentua significativamente. Às 21h, a maioria das cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deve ter marcas entre 5ºC e 8ºC, mas em vários municípios os termômetros já estarão marcando menos de 5ºC. Nos locais de maior altitude, a temperatura estará perto e ao redor de 0ºC já no começo da noite.
VIU ESSA? Mais de R$ 500 mil teriam sido furtados do Banco do Brasil em Sapiranga
Madrugadas de frio ainda mais intenso
Apesar de a terça-feira já registrar temperaturas muito baixas, a MetSul recorda em sua previsão que o frio mais intenso está reservado para as madrugadas de quarta, quinta e sexta-feira.
Para esses dias, são esperadas marcas abaixo de zero em um grande número de municípios dos três estados do Sul. Nos locais de maior altitude da região, as temperaturas podem atingir marcas tão baixas quanto -6ºC a -8ºC.