abc+

SAÚDE

Mutirão de consultas diminui fila de espera por especialista em Campo Bom; confira

Ação foi realizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde

Débora Ertel
Publicado em: 07/12/2024 às 18h:44 Última atualização: 07/12/2024 às 18h:44
Publicidade

Com a ajuda da Liga Feminina de Combate ao Câncer, a fila de espera por atendimento especializado de urologia na rede pública de saúde teve uma redução e tanto em Campo Bom.

Com o apoio da entidade, a Secretaria Municipal de Saúde agendou para este sábado (7) cerca de 120 consultas no Centro Vida Drª Nelcy Orsi.

Mutirão de consultas diminui fila de espera por especialistas em Campo Bom | abc+



Mutirão de consultas diminui fila de espera por especialistas em Campo Bom

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

ENTENDA: Era para ser secreta: Como foi a operação que mobilizou dezenas de policiais e bloqueou ruas na área central de Novo Hamburgo

Dois médicos, durante os períodos da manhã e tarde, receberam os pacientes. Entre eles, estava o oleiro Paulo Ricardo de Souza, 55 anos. “É difícil eu vir no médico. Fazia uns dez anos que eu não consultava”, disse ele enquanto aguardava para ser chamado no consultório.

Souza conta que dores no braço e no pescoço motivaram ele a fazer um check-up, incluindo a ida ao urologista. “Vou fazer tudo completo”, garantiu.

Paulo Ricardo de Souza, 55 anos, não consultava há mais de dez anos | abc+



Paulo Ricardo de Souza, 55 anos, não consultava há mais de dez anos

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Segundo a presidente da Liga, Juliana Smaniotto, todos os homens atendidos também terão garantia da realização de exames, sendo os clínicos sob a responsabilidade da instituição (ecografia, ressonância magnética e biópsia) e os laboratoriais feitos pela prefeitura.

CONFIRA: DEZEMBERFEST: Festa segue com programação gratuita até domingo na região; veja onde

A secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr, destaca que a ajuda da Liga foi direcionada para a urologia porque era a área onde o município tinha mais demanda reprimida. “Reduz consideravelmente o número de pacientes. Zerar é dificíl, porque sempre chegam pacientes novos”, pondera.

Voluntárias da Liga Feminina e equipe da Secretaria Municipal de Saúde  | abc+



Voluntárias da Liga Feminina e equipe da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

FIQUE POR DENTRO: Participantes disputam por troféus em Torneio de Xadrez Rápido na região

Ação semelhante foi realizada em agosto, quando um mutirão de consultas dermatológicas, também patrocinado pela Liga, atendeu 180 pessoas.

De acordo com Juliana, a entidade tem 120 pacientes ativos, mas ao longo de 2024 já atendeu cerca de 250 pessoas. A Liga busca recursos de várias maneiras para realizar os atendimentos, em especial, para as pessoas carentes que não têm condições de pagar o tratamento oncológico.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Brechó da Liga

Ela destaca que uma das principais fontes de renda própria é o Brechó, que ocorre nas terças e quintas, das 14 às 17 horas, e em dois sábados por mês (em dias avisados antecipadamente).

O brechó funciona na sede da Liga, na Rua 7 de Setembro, 411, no Centro. As vendas online são feitas pelas redes sociais, no Instagram @brecholigacb. Os telefones de contato são: (51) 3597-6864 ou (51) 99910-1601.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade