abc+

CONGELANTE!

Onda polar: Frio de -9°C se repete em SC e torneira congela no RS em amanhecer abaixo de zero; veja menores temperaturas

Fenômeno gelado fez 40 cidades gaúchas registrarem mínimas negativas nesta quinta-feira

Nadine Funck
Publicado em: 25/06/2026 às 12h:24 Última atualização: 25/06/2026 às 12h:25
Publicidade

A onda polar que despencou as temperaturas no Sul do Brasil desde o começo do inverno no Hemisfério Sul deixou, mais uma vez, a madrugada congelante nesta quinta-feira (25). Ao todo, 40 cidades gaúchas ficaram abaixo de zero, mas as menores temperaturas, assim como no dia anterior, foram registradas em Santa Catarina, com frio de -9°C.

Publicidade

Amanhecer foi congelado em São José dos Ausentes nesta quinta-feira (25) | abc+



Amanhecer foi congelado em São José dos Ausentes nesta quinta-feira (25)

Foto: Anapio Pereira

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Segundo a MetSul Meteorologia, a menor temperatura foi registrada, novamente, em Bom Jardim da Serra, com -8,7ºC, seguida de -8,2ºC em Urupema; -7,7ºC em Painel; -6,8ºC em São Joaquim; -5,9ºC em Urubici; 5,3ºC em Ponte Alta do Norte; -5,0ºC em Lebon Régis; -4,7ºC em Fraiburgo; -4,4ºC em Ibiam; -3,8ºC em Rio Rufino; -3,7ºC em Bocaina do Sul e Bom Retiro; -3,6ºC em Brunópolis e Otacílio Costa; e -3,5ºC em Curitibanos, dentre dezenas de municípios com marcas abaixo de zero.

Onde esfriou mais no RS

As mínimas no Rio Grande do Sul hoje foram de -4,8ºC em Vacaria; -4,6ºC em Capão Bonito do Sul; -4,4ºC em Monte Alegre dos Campos; -4,3ºC em Soledade; -3,8ºC em Bom Jesus; -3,4ºC em São José dos Ausentes e André da Rocha; -3,1ºC em Pinheiro Machado; -3,0ºC em Getúlio Vargas; -2,6ºC em Herval; -2,4ºC em Lagoa Vermelha; -2,3ºC em São Francisco de Paula; e -2,0ºC em São José do Ouro.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Publicidade

Até a água na torneira congelou após amanhecer com -3,4°C

Em São José dos Ausentes, os termômetros chegaram a marcar -3,4°C. O frio intenso deixou os campos tomados pela geada e chegou a congelar a água de uma torneira em uma fazenda próxima ao Pico Monte Negro, ponto mais alto do Estado. A intenção, segundo Anapio Pereira, era que a torneira pingando evitasse o congelamento nos canos, mas aconteceu o contrário.

Água congelou na torniera, em São José dos Ausentes | abc+



Água congelou na torniera, em São José dos Ausentes

Foto: Anapio Pereira

Paraná teve uma das manhãs mais frias do ano

Ainda de acordo com a MetSul, o território paranaense teve uma das manhãs mais geladas de 2026, com temperaturas negativas e formação de geada em diversas regiões. Em grande parte da região metropolitana de Curitiba, entretanto, a presença de nevoeiro impediu a ocorrência do fenômeno.

Publicidade

Em várias cidades, entre elas Curitiba, Irati, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Lapa, Palmas e Umuarama, foi observada a menor temperatura do ano até o momento, de acordo com o Simepar. As menores ocorreram em General Carneiro, com -4,8ºC, e em Palmas, com -3,5ºC, enquanto a capital amanheceu com mínima de 2,4ºC.

Até quando vai o frio?

As mínimas devem seguir geladas até sexta-feira (26), quando a onda polar vai enfraquecer. No entanto, apesar de não repetir a intensidade registrada nos últimos dias, uma nova massa de ar de origem polar deve ingressar no Estado na próxima semana e manter as temperaturas baixas.

Publicidade

*Colaborou: Suelen Schaumloeffel

Publicidade