Uma forte massa de ar frio de origem polar influencia, nesta semana, o tempo no Sul do Brasil e mantém temperaturas muito baixas, com registros negativos em várias cidades. O fenômeno já provocou marcas extremas, especialmente nas áreas de serra e de maior altitude. E, apesar da previsão de breve trégua, não há indicativos de fim imediato para o frio.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
Conforme a MetSul Meteorologia, no Rio Grande do Sul, as temperaturas abaixo de zero vêm se repetindo desde 14 de junho, com novo destaque nesta quarta-feira (24), quando dezenas de municípios registraram mínimas negativas. Santa Catarina teve o menor valor do ano no estado, enquanto Paraná e Mato Grosso do Sul também amanheceram com frio intenso e marcas próximas ou abaixo de zero.
LEIA TAMBÉM: Alerta de frio polar: Os cuidados essenciais para proteger sua saúde nos dias mais gelados
Onde o frio foi mais intenso
Os menores registros ocorreram em regiões serranas e de planalto. Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra marcou -9,2°C, a menor temperatura do ano no Sul do País até agora. Urupema, Painel, São Joaquim, Urubici e Lages também tiveram frio severo, reforçando a intensidade da onda polar na região.
No Rio Grande do Sul, Pinheiro Machado teve a menor mínima do estado, com -5,6°C, seguido por cidades como Soledade, Capão Bonito do Sul, Bagé, Vacaria e São José dos Ausentes. No Paraná, General Carneiro e Palmas também registraram temperaturas negativas, enquanto no Mato Grosso do Sul houve marca próxima de zero em Amambai.
Alívio curto e nova queda nas temperaturas
Segundo a meteorologista Estael Sias, a massa de ar frio deve seguir atuando pelo menos até a sexta-feira (26), com madrugadas muito geladas e chance de novos recordes locais em áreas mais elevadas. Em alguns pontos, especialmente em fundos de vales e baixadas, os termômetros ainda podem cair para valores entre -7°C e -9°C.
Já a partir de sexta-feira à tarde e ao longo do sábado (27), as temperaturas tendem a subir e o tempo fica mais agradável em várias cidades. No domingo (28), porém, a nebulosidade aumenta e há risco de chuva forte, o que encerra a trégua do frio.
Nova massa de ar frio deve chegar na próxima semana
Depois da instabilidade do fim de semana e do início da próxima semana, outra massa de ar frio deve avançar sobre o Sul do Brasil. Embora menos intensa do que a atual, ela vai manter a sequência de madrugadas frias e temperaturas baixas na região.
Com isso, o frio não deve terminar tão cedo. De acordo com Estael, a tendência é de continuação do inverno rigoroso, com alternância entre períodos de instabilidade, ar mais ameno durante a tarde e novas quedas de temperatura nas madrugadas.