abc+

TEMPO

Onda polar: Frio de -9°C pode se repetir? Veja quando está prevista breve trégua antes de novo fenômeno gelado atingir o Sul do Brasil

Rio Grande do Sul registra temperaturas abaixo de zero todos os dias desde 14 de junho, mas menor temperatura da região ocorreu em Santa Catarina

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 24/06/2026 às 15h:27 Última atualização: 24/06/2026 às 15h:27
Publicidade

Uma forte massa de ar frio de origem polar influencia, nesta semana, o tempo no Sul do Brasil e mantém temperaturas muito baixas, com registros negativos em várias cidades. O fenômeno já provocou marcas extremas, especialmente nas áreas de serra e de maior altitude. E, apesar da previsão de breve trégua, não há indicativos de fim imediato para o frio.

Publicidade

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Geada em Canela, no começo deste inverno, em dia marcado por muito frio | abc+



Geada em Canela, no começo deste inverno, em dia marcado por muito frio

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Conforme a MetSul Meteorologia, no Rio Grande do Sul, as temperaturas abaixo de zero vêm se repetindo desde 14 de junho, com novo destaque nesta quarta-feira (24), quando dezenas de municípios registraram mínimas negativas. Santa Catarina teve o menor valor do ano no estado, enquanto Paraná e Mato Grosso do Sul também amanheceram com frio intenso e marcas próximas ou abaixo de zero.

LEIA TAMBÉM: Alerta de frio polar: Os cuidados essenciais para proteger sua saúde nos dias mais gelados

Onde o frio foi mais intenso

Os menores registros ocorreram em regiões serranas e de planalto. Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra marcou -9,2°C, a menor temperatura do ano no Sul do País até agora. Urupema, Painel, São Joaquim, Urubici e Lages também tiveram frio severo, reforçando a intensidade da onda polar na região.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, Pinheiro Machado teve a menor mínima do estado, com -5,6°C, seguido por cidades como Soledade, Capão Bonito do Sul, Bagé, Vacaria e São José dos Ausentes. No Paraná, General Carneiro e Palmas também registraram temperaturas negativas, enquanto no Mato Grosso do Sul houve marca próxima de zero em Amambai.

Alívio curto e nova queda nas temperaturas

Segundo a meteorologista Estael Sias, a massa de ar frio deve seguir atuando pelo menos até a sexta-feira (26), com madrugadas muito geladas e chance de novos recordes locais em áreas mais elevadas. Em alguns pontos, especialmente em fundos de vales e baixadas, os termômetros ainda podem cair para valores entre -7°C e -9°C.

Já a partir de sexta-feira à tarde e ao longo do sábado (27), as temperaturas tendem a subir e o tempo fica mais agradável em várias cidades. No domingo (28), porém, a nebulosidade aumenta e há risco de chuva forte, o que encerra a trégua do frio.

Publicidade

Nova massa de ar frio deve chegar na próxima semana

Depois da instabilidade do fim de semana e do início da próxima semana, outra massa de ar frio deve avançar sobre o Sul do Brasil. Embora menos intensa do que a atual, ela vai manter a sequência de madrugadas frias e temperaturas baixas na região.

Com isso, o frio não deve terminar tão cedo. De acordo com Estael, a tendência é de continuação do inverno rigoroso, com alternância entre períodos de instabilidade, ar mais ameno durante a tarde e novas quedas de temperatura nas madrugadas.

Publicidade
Publicidade