Frio de renguear cusco. Assim foi o começo da manhã desta quarta-feira (24), na Região das Hortênsias. A onda de ar polar que ingressou no Estado derrubou as temperaturas. Em Gramado e Canela, os termômetros digitais variavam às 7 horas da manhã entre 0°C e 2°C. Já os relógios suíços marcavam a sensação térmica, que era negativa: de -4°C.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP
O tempo seco favoreceu a formação de geada, que foi forte, principalmente, nas áreas de interior. Ainda na noite de terça-feira (23) e ao longo desta madrugada, já era possível ver o fenômeno em carros.
Na RS-235, entre as duas cidades, nesta manhã a grama ficou branquinha, parecendo, até mesmo, neve. As árvores, plantas e flores congelaram. As hortênsias secas e podadas criaram ramificações de gelo.
Até mesmo na área central de Gramado foi possível acompanhar a geada. Em frente à Igreja São Pedro, o gramado também estava coberto de gelo. Bancos e até mesmo o chão, onde anteriormente estava molhado, congelaram.
Frio continua nos próximos dias
Mesmo com a presença do sol, o dia não terá elevação nas temperaturas. A quarta-feira deve ter máxima de 8°C. Na quinta-feira (25), o amanhecer será novamente congelante, com 0°C e, à tarde, faz 11°C.
Conforme a MetSul Meteorologia, o frio persiste até o final da semana com novas madrugadas muito frias até sábado (27). “Apesar de que as temperaturas tendem a se elevar no final da semana à medida que diminui a influência da massa de ar frio de origem polar”, informa o meteorologia Luiz Nachtigall.
Marca de Gramado amplia portfólio e entra no mercado pet com petisco “sabor chocolate”
A sexta-feira (26) deve começar com 2°C e ao longo do dia chega a 15°C. Será no sábado que o frio mais intenso ficará de lado, com termômetros entre 5°C e 20°C.