TEMPORAL E VENTO

PREVISÃO DO TEMPO: Choque de frente fria com massa de ar quente pode trazer ventos de até 100 km/h ao RS

Temperatura deve ter uma redução de 12°C até sexta-feira (22) no Vale do Sinos

Publicado em: 20/03/2024 15:11
Última atualização: 20/03/2024 15:52
O calor de quase 40°C registrado nesta quarta-feira (20) no Rio Grande do Sul pode ser substituído por temporais que, segundo a Metsul Meteorologia, podem ser severos. Isso acontece por conta do choque entre a massa de ar quente e uma frente fria que chega e avança rapidamente pelo Estado.
Choque entre frente fria e massa de ar quente Foto: ECMWF
A primeira região atingida deve ser a Sul. Os meteorologistas afirmam que o deslocamento até o Norte do Estado deve ser de apenas seis horas. Ou seja, até a manhã de quinta-feira (21) todo o Rio Grande do Sul. A velocidade da frente fria deve potencializar o vento forte. A Metsul explica que, em regra, quando há uma troca muito rápida de ar muito quente para frio, as possibilidades de vendaval aumentam. SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS! Em relação às temperaturas, a madrugada de quinta-feira ainda deve ser quente. Os termômetros devem ter marcas mais amenas apenas durante a manhã. A previsão é de que as rajadas de vento atinjam, em média, 90 km/h. No entanto, em algumas localidades podem atingir 100 km/h.

Região metropolitana

Diante deste cenário, há alerta para probabilidade de danos, como queda de árvores, postes e falta de energia elétrica. A Metsul afirma que, apesar de fortes, as rajadas de ventos devem ter curta duração, aparecendo apenas no início dos temporais. No Sul, na região de Pelotas e Rio Grande e no Leste, na região metropolitana, o vento seguirá moderado após os temporais, mantendo as temperaturas mais amenas. A previsão para quinta-feira é da miníma de 19°C e máxima de 30°C. Já na sexta-feira (22) as máximas devem ficam na casa dos 25°C em Novo Hamburgo, 12°C a menos do que nesta quarta.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas