A passagem de uma frente fria intensa que entrará em choque com o calor que atinge a região Sul do País deixa o RS em alerta para o risco de tempo severo, com temporais.
A situação perigosa ainda inclui chance de rajadas fortes de vento e muitos raios, explica a MetSul Meteorologia.
TEMPO | Por que estamos dizendo que a quinta é de elevado risco? Veja a projeção de chuva de 3 em 3 horas do modelo alemão para o avanço da frente fria. Frente será intensa e com muita chuva, o que costuma acompanhar temporais. Saiba mais em https://t.co/yX2VgoIpFS. pic.twitter.com/NqXzXzP1qE
— MetSul Meteorologia (@metsul) March 20, 2024
“O sistema frontal trará chuva localmente forte com temporais isolados seguidos de forte vento do quadrante Sul e queda de temperatura no Centro da Argentina no decorrer desta quarta-feira”, prevê a empresa.
Antes da chegada da frente fria, o calor favorecerá chuva e temporais isolados em áreas do Oeste e Sul do RS no final da tarde desta quarta-feira (20).
Durante a quinta-feira, “o deslocamento da frente pelo Rio Grande do Sul será muito rápido”, o que fará com que o tempo melhore até o final do dia, ainda na quinta, na maior parte do território gaúcho.
Choque entre massas de ar quente e frio
Segundo a MetSul, a frente fria impulsionada por uma massa de ar muito frio na Argentina terá na dianteira uma massa de ar muito quente.
O “grande contraste térmico entre as massas de ar vai fazer com que o sistema adquira muito forte intensidade sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul”.
A previsão é de que durante a madrugada da quinta-feira, a frente fria alcance grande parte do Sul gaúcho, o Oeste e parte do Centro.
“No decorrer da manhã, o sistema frontal afeta grande parte do Estado gaúcho. Já à tarde, com o tempo já melhorando no Sul e pontos do Oeste, a instabilidade deve se concentrar na Metade Norte. Ao fim do dia, grande parte do Estado estará sem chuva.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags