EM ALERTA

TEMPESTADE: Banhados às margens do Rio dos Sinos começam a ficar inundados em Novo Hamburgo

Nível do Rio dos Sinos segue em elevação e na última medição da manhã subiu para 6,25 metros

Publicado em: 30/04/2024 13:24
Última atualização: 30/04/2024 13:25

A tempestade que causa transtornos em várias regiões do Estado também preocupa municípios banhados pelo Rio dos Sinos. Na manhã desta terça-feira (30), em Novo Hamburgo, áreas de preservação permanente que ficam às margens do Sinos já começaram a inundar em alguns pontos do bairro Lomba Grande.


Banhado que costeia a Avenida dos Municípios já apresenta grande acúmulo de água Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O banhado que costeia a Avenida dos Municípios, sentido Campo Bom, também já apresenta uma grande concentração de água. “Isso aqui já é água represada do rio”, garante um morador que reside nas imediações. No final desta manhã, ele procurava o gado que havia soltado no pasto. O medo dele é de que os animais avancem em direção ao rio e acabem morrendo afogados na enchente.

De acordo com a última atualização da Defesa Civil local, o nível do Rio dos Sinos subiu para 6,25 metros na medição das 11 horas, uma elevação de seis centímetros em relação à medição anterior. Na primeira medição do dia, às 7 horas, o nível do rio era de 6,19 metros na estação de captação de água da Comusa no bairro Santo Afonso. Ainda de acordo com o órgão, a cota de inundação em Novo Hamburgo ocorre quando o nível do Sinos atinge 6,50 metros.


Banhado que costeia a Avenida dos Municípios já apresenta grande acúmulo de água Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Apesar do estado de atenção, a Defesa Civil ainda não precisou remover famílias de suas residências. Desde a noite de sábado (27), o Município já contabiliza 200 milímetros de chuva, bem superior à média de 143 milímetros para todo o mês de abril.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas