Parte da equipe do Corpo de Bombeiros de São Paulo responsável por uma das operações de resgate mais marcantes da história recente do país estará reunida novamente com um símbolo de esperança.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Foto: BRUNA LINCK/ULBRA
Na manhã desta quarta-feira (6), na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), os profissionais que participaram do salvamento do cavalo Caramelo reencontram o animal que mobilizou o Brasil em meio à tragédia da enchente de 2024.
O resgate de Caramelo tornou-se um dos episódios mais emblemáticos daquele período. Após permanecer por cerca de cinco dias isolado sobre o telhado de uma residência, cercado pela água, o animal foi salvo em uma operação de alta complexidade que exigiu técnica, sensibilidade e trabalho conjunto.
LEIA TAMBÉM: DOIS ANOS DEPOIS: As marcas de uma cheia que ninguém esquecerá
Bombeiros, veterinários e voluntários
A ação foi conduzida por uma força-tarefa formada por nove bombeiros do Corpo de Bombeiros de São Paulo — primeira equipe enviada ao Rio Grande do Sul —, além de cinco médicos veterinários de Sorocaba, um profissional de Canoas e voluntários que se uniram em um esforço coletivo pela vida.
Com duração de aproximadamente seis horas, o resgate, comandado pelo capitão Tiago Franco, exigiu o uso de um bote reforçado e a sedação do animal, que pesava cerca de 400 quilos, na época, garantindo segurança em cada etapa da operação.
Caramelo foi retirado com ferimentos leves na pata traseira e quadro de desidratação, sendo imediatamente encaminhado ao Hospital Veterinário da Ulbra, onde recebeu todos os cuidados necessários para sua recuperação. Em dezembro de 2024, a Ulbra oficializou a adoção de Caramelo.