O domingo de sol (15) foi de muita velocidade e nostalgia no Centro de Nova Santa Rita. A primeira edição da corrida de carrinhos de rolimã reuniu mais de 100 participantes de diferentes cidades e de todas as idades em frente ao Loteamento do Parque. Chamada de GP da Ladeira, a competição contou com medalhas e troféus para os vencedores.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Foto: Paulo Pires/GES
Os primeiros a descer com seus carrinhos foram os mais novos. A categoria mirim, de 7 a 12 anos, se concentrou na descida de 150 metros em linha reta. A Eduarda Dietrich de Moura, 8 anos, veio de Canoas para descer com seu rolimã de madeira. “É muito legal. Eu gosto porque tem velocidade”, conta.
Quem também estava se preparando para descer em uma velocidade de até 20 km/h eram os amigos Samuel Almeida e Rafael Prestes, ambos de 12 anos. Os moradores de Nova Santa Rita chegaram cedo para experimentar a pista.
“Eu já ando de carrinho de rolimã, mas competindo é a primeira vez. Eu acho legal ter essa competição porque a cidade fica mais conhecida”, afirma Rafael. “Eu gosto porque é uma coisa radical mesmo. Descer assim é muito legal”, destaca Samuel.
A competição dos adolescentes e adultos aconteceu durante a tarde. Dessa vez, a descida de 500 metros teve a largada próxima a esquina com a Avenida Santa Rita. O trajeto com curvas animou os participantes que poderiam chegar a 60 km/h.
Um deles é o mecânico de caminhão Derci Veneroso, 68 anos, que relembra a infância com a brincadeira. “Eu brinco com isso aqui desde que eu pequeno. Sou natural de São Francisco de Assis, moro aqui há muito tempo, mas lá tem muita lomba.”
“Esse carrinho é bem rústico, faz a gente se ralar mesmo. Mas é muita adrenalina. Eu falo que é igual pescar. A gente cansa bastante, mas descansa a mente”, comenta.
LEIA MAIS: Canoas recebe etapa estadual do campeonato indoor de tiro com arco
Primeira edição
O GP da Ladeira foi organizado nos últimos cinco meses pelo Jerônimo Prestes e sua equipe. A ideia nasceu do gosto pela brincadeira e por ver diferentes eventos serem promovidas no Estado.
“A minha filha tinha uns oito anos e eu dei a ideia da gente construir um carrinho juntos, eu e ela. Foi aquela emoção de fazer isso, de começar a descer. Fomos melhorando e ai o algoritmo das redes sociais começou a mostrar as competições. Ai eu resolvi trazer isso para a cidade”, relata.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Nova Santa Rita e patrocinadores. Ao todo, 150 competidores participaram da primeira edição da competição. Cada um recebeu medalha de participação e os primeiros colocados foram agraciados com troféu.