No dia em que São Leopoldo registrou uma das menores mínimas do ano, de apenas 2,4 graus – segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) –, a Prefeitura de São Leopoldo lançou duas ações que visam justamente auxiliar no enfrentamento ao frio intenso.
Nesta quarta-feira (24), a Operação Inverno, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), e Ação POP Inverno, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), foram divulgadas oficialmente, em ato realizado na Sala de Reuniões do Gabinete.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial
Até as 20h
Na Operação Inverno, que começou já na terça-feira (23), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vicentina e Padre Orestes estão com horário estendido, funcionando até as 20h. Conforme a Semsad, as unidades estão preparadas para receber pacientes por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.
Além disso, os atendimentos nestes dois postos, entre 17h e 20h, não terão restrição por território, ou seja, neste período, moradores de qualquer bairro de São Leopoldo poderão buscar atendimento. Antes das 17h, permanecem válidas as regras de territorialização da atenção básica. Outra medida anunciada é o reforço das equipes no Centro de Saúde Feitoria e na UPA Scharlau.
Titular da Semsad, Iara Cardoso destacou que a Operação Inverno foi construída para antecipar os desafios que todos os anos impactam a rede pública de saúde nesta época do ano. “Sabemos que o inverno traz um aumento importante na procura por atendimento. As doenças respiratórias crescem, os serviços ficam mais pressionados e muitas famílias precisam de assistência. Por isso estamos nos preparando antes que a demanda aumente ainda mais”.
Crime na coleta de lixo: Família de empresários é investigada por fraude em licitações e contratos em 15 prefeituras do RS
Atenção básica e vacina para evitar sobrecarga nas emergências
Segundo Iara, fortalecer a atenção básica é fundamental para evitar que casos mais simples acabem sobrecarregando os serviços de urgência e emergência. “Muitas situações podem ser resolvidas nas unidades de saúde, perto da casa das pessoas e com toda a segurança necessária. Quando ampliamos o acesso à atenção básica, conseguimos atender mais cedo, evitar complicações e preservar os serviços de urgência para os casos que realmente necessitam desse tipo de atendimento”, explicou.
O prefeito Heliomar Franco também reforçou a importância da vacinação contra a gripe e disse que uma campanha será feita junto aos caminhões da coleta seletiva, com um jingle próprio, chamando a população para vacinar. “Precisamos ampliar nosso índice, proteger as pessoas, por isso convidamos toda a população para ir até as unidades e fazer a sua parte. A maioria dos atendimentos hoje na emergência são por problemas respiratórios, que podem ser evitados se nos vacinarmos. Estamos sendo criativos e compartilhando recursos para atender e proteger a população mais vulnerável.”
A vacinação contra a gripe segue disponível nas UBSs do município. A Semsad orienta que a população procure as unidades de saúde ao apresentar sintomas respiratórios ou outras demandas que possam ser atendidas na atenção básica. Os casos que necessitem de atendimento de urgência devem ser direcionados ao Centro de Saúde Feitoria e à UPA Scharlau. Já as situações de maior complexidade e que demandem suporte hospitalar seguem sendo referenciadas ao Hospital Centenário.
11 pessoas são acolhidas no primeiro dia da Ação POP Inverno
Já a Ação POP Inverno reforça o atendimento à população em situação de rua. A iniciativa conta com três equipes, que saem do Centro Pop a partir das 19h, realizando abordagens sociais, orientações e encaminhamentos para abrigos e à rede de proteção.
Os grupos farão as abordagens das pessoas para que acessem os serviços com atendimento no Centro POP, República pelo Social e projeto Social São Francisco, atendimentos de Saúde, entre outros. “A Ação POP Inverno direciona especificamente nas noites com temperaturas abaixo de 6 graus. Mas de uma forma contínua, já fazemos esse trabalho, conforme escala da equipe”, lembrou a titular da Sedes, Patrícia Giacomini.
As abordagens iniciaram na noite da terça-feira (23), quando 11 pessoas em situação de rua aceitaram serem acolhidas e foram levadas à República pelo Social. Hoje (25), uma nova força-tarefa deve ocorrer. “Não é só uma abordagem: é também a construção de um vínculo para futuros encaminhamentos e o resgate para a superação dessa situação de rua”, completou a secretária.
Para auxiliar moradores de rua, a Sedes disponibiliza o número (51) 98924 5499. Quem busca ajuda e acolhimento também pode procurar diretamente o Centro Pop, na Rua São Domingos, 1556.
Pior em mais de um século: Projeção alerta que número de mortos em terremoto na Venezuela pode passar de 10 mil
Equipes divididas em 3 territórios
As equipes atuarão divididas em três territórios: Uma que se concentrará na estação Unisinos, avenida Unisinos, Padre Reus e cemitério (arredores), Avenida Mauá até a 2ª CRE, avenida João Correia até o viaduto do Macromix, Marco Zero, rodoviária e antigo Centro POP. Outra atuará na estação São Leopoldo, Avenida João Correa, praça Amadeo Rossi até a rótula da São Borja, arredores do Rissul, avenida Mauá da estação São Leopoldo até a ponte velha e Ginásio. E a terceira abrange a área da Praça dos brinquedos, Independência, praça 20 de Setembro, praça Tiradentes, praça do Imigrante, Estação Rio dos Sinos e mercado Ávila (Campina).
Região também se organiza para enfrentar o frio
Esteio
É realizado o projeto Esteio Acolhedor, com o propósito de oferecer auxílio para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, encaminhando quem necessita para os serviços oferecidos pelas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e da Saúde (SMS). São realizadas abordagens diárias e, quando as temperaturas baixam para menos de 6 graus, também abordagens noturnas. Aos que se recusarem a ir para abrigos, são entregues marmitas, café com leite, bolacha, cobertor e kit higiene. No último sábado (20), a prefeitura também deu início a sua Operação Inverno na rede de saúde, começando a abertura da UBS Padre Claret também aos sábados.
Portão
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEMASH) mantém em andamento a Campanha do Agasalho, com atendimentos realizados semanalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social. As pessoas em situação de rua, segundo a secretaria, são atendidas pela assistência social e contam com a disponibilização de cobertores sempre que houver demanda. Para esse público, a SEMASH também garante acesso ao Banco do Agasalho sempre que necessário.
Sapucaia do Sul
A Secretaria Municipal de Proteção e Desenvolvimento Social iniciou uma ação especial de inverno voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre as medidas adotadas está a ampliação da capacidade de atendimento do albergue municipal, que passou de 20 para 40 vagas. Além disso, estão sendo distribuídos cobertores às pessoas em situação de rua.