abc+

SAÚDE

Ministro da Saúde entrega investimentos para cidades da região; confira

Solenidade destinou ambulâncias para Canoas e assinou o início das obras da Policlínica de São Leopoldo

Publicado em: 08/05/2026 às 16h:19 Última atualização: 08/05/2026 às 16h:20
Publicidade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou algumas entregas para a saúde de diversas cidades gaúchas nesta sexta-feira (8). Uma solenidade no Hospital Universitário (HU) de Canoas marcou a destinação de veículos, a inauguração de salas de cirurgia e assinatura da construção de uma policlínica na região. O evento contou com a presença dos representantes dos municípios contemplados.

Publicidade

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou investimentos para cidades da região nesta sexta-feira (8) | abc+



Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou investimentos para cidades da região nesta sexta-feira (8)

Foto: Paulo Pires/GES

No próprio hospital, foi anunciada a abertura oficial de mais 300 leitos e sete salas de cirurgia – sendo cinco para cirurgia geral e duas para cirurgia oftalmológica. A medida deve representar um aumento de 850% no número de procedimentos mensais, passando de cerca de 200 para até 1.700.

“É uma alegria de estar aqui abrindo 300 novos leitos. Isso significa que o governo do Brasil vem fazendo o investimento de R$ 150 milhões/ano de custeio para abrir esses novos leitos, além dos equipamentos e estrutura”, calcula o ministro Padilha.

O anúncio também contemplou a entrega de veículos. Quatro ambulâncias foram entregues para renovar a frota do Samu de Canoas. Os micro-ônibus para transporte de pacientes foram destinados a 30 municípios. Já as unidades odontológicas móveis contemplaram 13 cidades da região.

Publicidade

“São unidades móveis para fazer o transporte dos seus pacientes e seus acompanhantes que tem que sair da cidade para fazer hemodiálise, radioterapia. É uma novidade no SUS o governo federal comprar esses equipamentos para aliviar os municípios”, destaca o ministro da Saúde.

LEIA MAIS: CPI da Corsan em Canoas estabelece calendário de audiências públicas descentralizadas

Policlínica em São Leopoldo

A solenidade desta sexta-feira (8) também foi a oportunidade para assinar o início das obras da Policlínica em São Leopoldo. O investimento de R$ 30 milhões do governo federal deve ser entregue dentro de 24 meses.

Publicidade

“A Policlínica deve ter mais de 20 especialidades. Estamos lançando o Agora Tem Especialistas para atendimentos fora do hospital para várias especialidades médicas, além de ter tomógrafo e ressonância”, ressalta Padilha.

O empreendimento de quatro pavimentos ficará localizado dentro do pátio do Hospital Centenário. A proposta é melhorar a assistência dada aos leopoldenses e aos pacientes de outros 21 municípios que têm São Leopoldo como referência.

Publicidade

Policlínica de São Leopoldo será construída no pátio do Hospital Centenário, segundo o prefeito Heliomar Franco | abc+



Policlínica de São Leopoldo será construída no pátio do Hospital Centenário, segundo o prefeito Heliomar Franco

Foto: Romeu Finato/Prefeitura de São Leopoldo/ARQUIVO

“É um local que as pessoas vão poder receber um atendimento especializado, que hoje ainda é improvisado. A partir dessa obra, vira a chave nessa área de atendimento da saúde, trazendo mais qualidade e reunindo os profissionais num único prédio”, comenta o prefeito Heliomar Franco.

Apesar da previsão de conclusão em dois anos, a expectativa é que seja entregue antes. “A gente quer encurtar esses prazos, claro, mas tudo depende da agilidade e da contribuição do clima. Mas a construtora já está contratada. A partir de hoje, inicia-se a construção”, reforça o prefeito de São Leopoldo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Cresce risco de Super El Niño histórico com impactos globais e recordes de calor

Leitos serão abertos gradativamente no HU

Os primeiros anúncios foram feitos para a cidade que recebeu o ministro Padilha: Canoas. A abertura dos 300 leitos amplia a capacidade de atendimento do Hospital Universitário, que é referência para outros 152 municípios do Estado.

Publicidade

De acordo com a superintendente corporativa do HU, Tatiani Pacheco, os leitos serão abertos de forma gradativa. “As primeiras 100 agora em maio, mais 100 em junho e o restante em julho. Nós vamos aumentar a nossa capacidade cirúrgica de 200 para 1,7 mil”, calcula.

Junto com os leitos, também foram abertas sete salas de cirurgia. “É um fluxo tremendo para o hospital e com equipamentos extremamente tecnológicos que vão permitir inclusive que muitas cirurgias não sejam cirurgias abertas. Isso vai dar mais fluxo para os pacientes”, reitera a superintendente.

Publicidade

Duas delas são para oftalmologia. Os espaços devem contribuir para o mutirão de cirurgias de catarata que começam já nesta segunda-feira (11). Ao todo, são realizados 700 procedimentos. 

A secretária de Saúde de Canoas, Ana Boll, também destaca esse impacto. “É importante dizer que tudo que está acontecendo aqui no HU não é uma reabertura. É pela primeira vez a capacidade total do hospital que vai funcionar desde que ela passou para o município. Isso dá uma celeridade aos processos cirúrgicos.”

FIQUE POR DENTRO: Alargamento do viaduto da Metrovel provoca alterações no trânsito à noite em Canoas; confira

Ambulâncias renovam a frota do Samu

As quatro ambulâncias entregues nesta sexta-feira também representam um novo momento para o serviço do Samu em Canoas. Os veículos vão renovar a frota e devem impactar no trabalho, isso porque as ambulâncias já estão desgastadas, como observa a secretária Ana Boll.

“Essas novas ambulâncias dão mais segurança para os trabalhadores. Elas têm melhores condições estruturais e a gente também consegue ampliar um pouco mais o giro de atendimentos à medida que os chamados são feitos. A gente tem toda uma segurança técnica maior”, explica.

 08/05/26   MINISTRO DA SAÚDE - ALEXANDRE PADILHA  - ENTREGA DE AMBULÂNCIAS | abc+



08/05/26 MINISTRO DA SAÚDE – ALEXANDRE PADILHA – ENTREGA DE AMBULÂNCIAS

Foto: Paulo Pires/GES

Além dos quatro veículos, o município ainda aguarda a entrega de mais dois – conforme proposta contemplada no Novo Pac Saúde. “Estamos aguardando as demais. O ministério nesse momento está nos entregando as quatro”, comenta a secretária de Saúde de Canoas.

Os veículos fazem parte de uma ampla destinação de 177 veículos para cidades gaúchas – sendo 31 ambulâncias, 72 micro-ônibus e 74 vans. O anúncio já havia sido feito na última segunda (4) pelo Ministério da Saúde.

Os investimentos acontecem no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) na Saúde. A iniciativa deve investir R$ 32,2 milhões na atenção especializada e na atenção primária em todo o Brasil.

Confira o vídeo

Ministro da Saúde anuncia investimentos para a região
Publicidade