abc+

TEMPERATURAS BAIXAS

Abrigo recebe pessoas em situação de vulnerabilidade em Novo Hamburgo

Ginásio Alberto Mosmann vai acolher população que pretende se aquecer durante madrugadas geladas

Publicado em: 24/06/2026 às 16h:37 Última atualização: 24/06/2026 às 16h:37
Publicidade

Devido ao frio intenso e à previsão de temperaturas ainda mais baixas nos próximos dias, a Prefeitura de Novo Hamburgo passou a disponibilizar, desde terça-feira (23), um abrigo emergencial para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. A estrutura foi instalada no Ginásio Alberto Mosmann, ao lado da Fenac, com funcionamento das 19 às 7 horas.

Publicidade

Ginásio Alberto Mosmann vira abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade | abc+



Ginásio Alberto Mosmann vira abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade

Foto: Geison Concencia/GES-Especial

LEIA MAIS: Onda polar e frio contrariam El Niño? Entenda por que fenômeno climático não garante fim de temperaturas geladas no RS

A expectativa é que o abrigo funcione no decorrer da semana. Porém, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), sob orientação da Defesa Civil, seguirá monitorando a previsão do tempo e comunicando sobre a abertura do espaço, de acordo com a Prefeitura.

A previsão é de que a próxima madrugada registre temperaturas abaixo dos 5ºC, por isso, o Ginásio estará equipado com colchões, cobertas e roupas de cama. Além disso, a população em situação de rua poderá tomar banho e se alimentar no local. O abrigo também contará com espaço apropriado para os animais de estimação e oferta de ração para os pets que acompanham as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) prestarão atenção aos animais acolhidos e a Guarda Municipal estará atuando de forma integrada à operação.

Publicidade

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Neste ano, esta é a primeira vez que o abrigo emergencial estará aberto. “Nossa equipe está preparada para atender a parcela mais vulnerável da população nos dias de frio intenso de forma digna e humanizada”, relata a titular da SDSH, Anne Saul.

Contatos

Em situações de urgência ou emergência relacionadas ao frio intenso, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones (51) 3587-7863, (51) 99467-6568, (51) 98058-9979 e (51) 99707-9954, ou a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Os órgãos mantêm atuação integrada com a SDSH para o encaminhamento dos atendimentos necessários.

Publicidade

Além disso, o Município conta com o Centro POP, serviço especializado no atendimento à população em situação de rua, que pode ser contatado pelo telefone (51) 3035-5904. As doações da Campanha do Agasalho também seguem disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para famílias cadastradas.

Publicidade