CATÁSTROFE NO RS

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: Novo Hamburgo lança ferramenta para cadastro das famílias

Plataforma do programa Auxílio Reconstrução foi lançada nesta quinta-feira

Publicado em: 23/05/2024 15:21
Última atualização: 23/05/2024 15:21

A Prefeitura de Novo Hamburgo lançou no início da tarde desta quinta-feira (23) a plataforma do programa Auxílio Reconstrução. A ferramenta digital pretende agilizar a inscrição das famílias ao programa do governo federal e acabar com as filas nos postos de atendimento presencial instalados na cidade. Desde o início do cadastramento do auxílio de R$ 5,1 mil, no dia 20 de maio, filas têm sido constantes na Baci Santo Afonso e na Casa das Artes, centrais de atendimento do programa.


Ferramenta entrou no ar no início da tarde desta quinta (23) Foto: Reprodução


Desenvolvida pela área de tecnologia do município, a ferramenta já está disponível no site oficial da Prefeitura de Novo Hamburgo. Ao acessar a página, o usuário deve rolar o curso até a área de “Destaques” e clicar no ícone “Cadastro on-line Programa Auxílio Reconstrução”, uma nova aba será aberta com a ficha de inscrição.

Para realizar o cadastro, o representante da família deverá fornecer nome completo, telefone para contato, CPF, endereço completo e dados dos familiares, quando aplicável.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27), para confirmar o pedido.

Como será o pagamento do Auxílio Construção em Novo Hamburgo?

O benefício de R$ 5,1 mil será pago via Pix, em parcela única, às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Quem já possui conta na Caixa Econômica Federal receberá o dinheiro diretamente nela.
Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício. Para os beneficiários que não possuam conta aberta, a instituição financeira vai abrir uma Conta Social Digital para fazer o pagamento, que poderá ser conferido e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.
De acordo com o governo federal, são 369 cidades gaúchas habilitadas a receber o auxílio.

Quais famílias têm direito ao benefício?

O auxílio será concedido às famílias que perderam ou precisaram deixar sua casa por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

Formas de se cadastrar

On-line: Clicando aqui
Pontos físicos: Na Casa das Artes (Av. Primeiro de Março, 59) e na Baci Santo Afonso (Rua Buenos Aires, 217).
Horário de atendimento: das 13 às 17 horas ou enquanto durarem as fichas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas