Desalojados da enchente

CATÁSTROFE NO RS: Bebê de 24 dias vive há uma semana em acampamento na beira de calçada

Sophia nasceu em 16 de abril e está com a família no lar improvisado. Plano é tentar voltar para casa ainda nesta quinta-feira, se a faxina ficar pronta

Publicado em: 09/05/2024 15:51
Última atualização: 09/05/2024 15:53

Com apenas 17 dias, a bebê Sophia Emanuele da Silva teve que sair da casa onde morava com a família. A menina, que agora tem 24 dias, está há uma semana em um acampamento improvisado junto à calçada no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Como milhares de pessoas, a moradia da bebê foi invadida pelas águas e a família decidiu improvisar um abrigo junto ao cruzamento das ruas Presidente Costa e Silva e Galileu.

Sophia, que nasceu no dia 16 de abril, é filha da dona de casa Pâmela Sabrina da Silva, 28 anos. Uma van sem bancos foi transformada no quarto, onde foi acomodado um colchão, e o espaço de convivência das sete pessoas da mesma família é embaixo de uma lona, amarrada ao veículo e presa à calçada.


Pâmela e a filha Sophia, de 24 dias Foto: Débora Ertel/GES-Especial

É dentro da van, em uma bacia com água quente, que Sophia toma banho, troca fraldas e dorme quando não está no colo da mãe ou das tias.

Segundo Pâmela, quando saíram de casa às pressas na quinta-feira da semana passada, não foi possível salvar nada e a bebê ficou sem seu enxoval. Desde então, doações da comunidade tem garantido o que Sophia precisa, já que recebeu roupas e fraldas.

O acampamento delas fica próximo ao Ciep do bairro Canudos, espaço onde há um abrigo da Prefeitura. A família explica que, como o espaço estava lotado, decidiu usar a van e as lonas para se acomodar.

Pâmela tem outra filha, de 14 anos, mas que vive com o pai. Há dois anos, ela sofreu um grave acidente de trânsito, em que teve ferimentos no rosto e a mão direita amputada. “É difícil. Mas ela me dá força. Eu quero um futuro muito bom para ela”, partilha.

Como a água baixou, eles pretendem retornar para onde moram nesta quinta-feira (9), já que um mutirão de faxina é realizado no endereço da Vila Getúlio Vargas. O pai da menina vive em São Francisco de Paula, onde trabalha. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas