abc+

MEIO AMBIENTE

VÍDEO: Espuma branca já atinge o Rio dos Sinos e assusta moradores

Reação química flagrada na tarde desta quarta-feira continua sendo vista nesta quinta (7)

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 07/05/2026 às 10h:06 Última atualização: 07/05/2026 às 11h:04
Publicidade

Um mistério intriga moradores do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, desde a tarde desta quarta-feira (6) e é investigado pela fiscalização ambiental de Novo Hamburgo e de São Leopoldo.

Publicidade

Uma espuma branca que teve início no canal perto da Casa de Bombas já atinge o Rio dos Sinos, no limite entre os dois municípios, nesta quinta-feira (7). [Veja vídeo ao final desta reportagem.]

Espuma branca já atinge o Rio dos Sinos | abc+



Espuma branca já atinge o Rio dos Sinos

Foto: Cassiano Hans/Especial

LEIA TAMBÉM: Juíza de 34 anos da região morreu após coleta de óvulos; caso é investigado

A reação química começou a ser vista no início da tarde desta quarta e foi flagrada pelo Grupo Sinos por volta das 16 horas.

Diferentemente do início da tarde, não havia mais cheiro de produto químico. Na manhã desta quinta, moradores relatam que a espuma está em volume maior do que na véspera.

Publicidade

CLIQUE PARA LER: Prepare o casaco! RS vai de 35ºC para abaixo de 0ºC em mudança radical nas temperaturas

O que diz a Prefeitura de Novo Hamburgo

Espuma branca cobre canal do Rio dos Sinos há quase 24 horas  | abc+



Espuma branca cobre canal do Rio dos Sinos há quase 24 horas

Foto: Cassiano Hans/Especial

Publicidade

Ontem, o geólogo da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) da Prefeitura de Novo Hamburgo, Glauber Giuliani, disse que a formação de espuma está associada à elevada concentração de matéria orgânica e substâncias surfactantes presentes na água bombeada, potencializada pela intensa turbulência causada pelo funcionamento do sistema de bombeamento.

Clique aqui e siga o ABCmais como sua fonte favorita no Google

Publicidade

Conforme análise preliminar do biólogo Carlos Normann, o material observado não teria origem em Novo Hamburgo, mas estaria vindo do município de São Leopoldo.

A hipótese levantada é compatível com a presença de detergentes e outras substâncias misturadas à matéria orgânica, formando a espuma.

O que diz a Prefeitura de São Leopoldo

Ontem, a Prefeitura de São Leopoldo informou que esteve no local. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente disse que “a formação de espuma no curso hídrico imediatamente após a saída da casa de bombas está associada à elevada concentração de matéria orgânica e substâncias surfactantes presentes na água bombeada, potencializada pela intensa turbulência causada pelo bombeamento da água”.

Publicidade

Veja vídeo

Espuma branca já atinge o Rio dos Sinos e assusta moradores
Publicidade