TRANSPORTE PÚBLICO

NOVO HAMBURGO: Dúvidas sobre novo cartão de vale-transporte e o que muda nos ônibus são esclarecidas em site

Página com detalhes do novo sistema de transporte coletivo da cidade foi divulgada pela Prefeitura; prefeitura diz que foco está no recadastramento dos usuários

Publicado em: 25/01/2024 13:42
Última atualização: 25/01/2024 13:47

A população de Novo Hamburgo terá, a partir do mês de abril, o início do novo sistema de transporte coletivo. Visando esclarecer dúvidas em relação ao modelo, a Prefeitura divulgou nesta quinta-feira (25) o site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br.

“Estamos lançando a fase inicial do hotsite, que vai esclarecer as primeiras dúvidas e, principalmente, focar no recadastramento do usuário”, explicou a prefeita Fatima Daudt.


Frota da Viação Santa Clara Foto: Reprodução

A mudança de formato no transporte municipal ocorre após a empresa Viação Santa Clara ter vencido a licitação em novembro de 2023. De acordo com a prefeita, o site deve apresentar as principais novidades relacionadas ao sistema e à frota de ônibus, além das divisões de linhas.”

Outra novidade disponível no site, é a divisão da cidade em quatro áreas, cada uma representada por cores e letras diferentes. A leste será representada pelo verde (Canudos, Jardim Mauá e Rondônia. Na norte, a representação terá como cor principal o azul (Alpes do Vale, Diehl, Guarani, Hamburgo Velho, Operário, Roselândia, São José e Vila Nova.

O oeste será representado pelo amarelo (Boa Saúde, Ideal, Petrópolis, Primavera, Rincão, Vila Rosa, Rio Branco, Boa Vista e Ouro Branco). Já a região sul terá o vermelho como destaque (Lomba Grande, Industrial, Liberdade, Pátria Nova e Santo Afonso).

No total, serão 76 veículos com a cor predominantemente amarela.

Gratuidades

O recadastramento das pessoas com direito a gratuitidade será realizado a partir do dia 5 de fevereiro, na Casa das Artes, em frente à Plataforma 1 do Paradão (Avenida Primeiro de Março, 59). Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Conforme a Prefeitura, o recadastramento começará pelas pessoas idosas e portadoras de deficiência. Visando evitar filas, os idosos devem comparecer ao local indicado em dias separados por faixa etária.

Na semana de 5 a 9 de fevereiro, pessoas com mais de 80 anos podem se cadastrar. De 14 a 23, pessoas acima de 75 anos, de 26 de fevereiro a 8 de março, idosos com mais de 70 anos e por fim, de 11 a 28 de março, idosos a partir dos 65 anos.

Pessoas com deficiência podem se cadastrar no mesmo período, sem restrições. Já os estudantes precisam atualizar os cadastros a partir do dia 4 de março, no formato on-line.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas