FIQUE ATENTO

IPTU: Prazo para garantir desconto de 10% termina nesta quinta-feira para contribuintes de Novo Hamburgo

Quem optar pelo pagamento parcelado do IPTU 2024, a 1ª parcela vence apenas em fevereiro

Publicado em: 24/01/2024 17:56
Última atualização: 24/01/2024 20:48

Moradores de Novo Hamburgo que ainda não realizaram o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e querem garantir desconto, não podem perder tempo. Isso porque encerra nesta quinta-feira (25), o prazo para garantir 10% do desconto no pagamento do tributo de 2024.

Atendimento para o IPTU é na prefeituraGiordanna Vallejos/GES-Especial
Atendimento para o IPTU é na prefeituraGiordanna Vallejos/GES-Especial
Atendimento para o IPTU é na prefeituraGiordanna Vallejos/GES-Especial
Jailson Barbosa, Fábio Alexandre Branco e Márcia BrikGiordanna Vallejos/GES-Especial
Atendimento para o IPTU é na prefeituraGiordanna Vallejos/GES-Especial

Essa é a primeira vez na história do município que são concedidas duas oportunidades de quitação com desconto. Pois quem pagou até o dia 2 de janeiro, teve desconto de 20% sobre o imposto. "É um desconto bastante vantajoso. Muitas pessoas aproveitaram para quitar o imposto assim que receberam o carnê", revela o secretário municipal da Fazenda, Betinho dos Reis.

Benefícios ao bom pagador

Outra vantagem está reservada aos chamados bons pagadores, proprietários de imóveis com Habite-se Total e sem débitos em dívida ativa. Um abatimento automático de 5% é aplicado, proporcionando uma economia adicional. “Lembro que quem quiser ainda aproveitar o desconto para o pagamento à vista, a segunda oportunidade será até esta quinta-feira. O desconto é de 10%, subindo para 15% para o bom pagador”, detalha o secretário.

Alternativas práticas

Além da comodidade dos carnês, os contribuintes podem imprimir suas guias diretamente pelo portal da Prefeitura pelo link, que também oferece informações detalhadas sobre o imposto e métodos de pagamento, incluindo opções de código de barras ou PIX. "Muita gente deixou de vir fazer o atendimento presencial, pela facilidade do IPTU digital", explica Jailson Barbosa, auditor fiscal de tributos municipais. 

A coordenadora de Tributos Imobiliários, Márcia Brik, ressalta a redução de atendimentos. "Em 2022 e 2023 tínhamos mais atendimentos, devido à atualização da planta de valores. Reduziu, além dos atendimentos, o número de e-mails e de questionamentos. Acredito que as pessoas já estão entendendo um pouco mais. Nós começamos com 15 atendentes e hoje temos apenas três e está tranquilo", disse ela.  "Acredito que esse fluxo melhor foi porque mandamos muitos carnes por e-mail e esse foi o primeiro ano com duas cotas únicas", acrescenta o diretor de Tributos Imobiliários, Fábio Alexandre Branco. 

Quem optar pelo pagamento parcelado do IPTU 2024, a 1ª parcela vence apenas em fevereiro. O parcelamento será de, no máximo, 10 vezes, respeitando a parcela mínima de R$ 50. Cabe salientar que, junto ao carnê de IPTU, é cobrada também a Taxa de Coleta de Lixo de Imóveis.

Adesão alta em 2024

Aproximadamente 40% dos contribuintes já aproveitaram a ampliação do desconto para efetuar o pagamento à vista da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 em Novo Hamburgo. Ou seja, 52.500 pagaram em cota única, de um total de cerca de 130 mil. 

“Este percentual de pagamento está dentro do que havíamos planejado para esta etapa e alinhado à média histórica, resultando em R$ 59,7 milhões arrecadados”, explica o secretário municipal da Fazenda, Betinho dos Reis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas