abc+

SAÚDE

Ordem de início das obras da Policlínica é assinada nessa sexta-feira

Novo espaço será construído dentro do complexo do Hospital Centenário e substituirá o Centro Médico Capilé

Publicado em: 08/05/2026 às 17h:50 Última atualização: 08/05/2026 às 17h:54
Publicidade

Foi assinada, nesta sexta-feira (8), a ordem de serviço para a construção de um policlínica dentro do complexo do Hospital Centenário, em São Leopoldo. O novo espaço, que tem como objetivo expandir a atenção ambulatorial especializada, substituirá o prédio do Centro Médico Capilé, no Centro, que é alugado e não comporta todos os serviços.

Publicidade

Ordem de início das obras da Policlínica é assinada nessa sexta-feira



Ordem de início das obras da Policlínica é assinada nessa sexta-feira

Foto: Douglas Dalua/Prefeitura de São Leopoldo

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE SÃO LEOPOLDO NO WHATSAPP

Documento foi assinado em cerimônia realizada no Hospital Universitário, em Canoas. Conforme a Prefeitura, será construído um novo prédio dentro do complexo do Hospital Centenário. O investimento é de R$ 16 milhões em recursos do PAC. Segundo a Prefeitura, a obra inicia na próxima semana e contará com quatro pavimentos e 3.204 metros quadrados. A expectativa é concluir em 2028.

A policlínica

De acordo com a Prefeitura, a Policlínica agregará o centro de especialidades multiprofissional, de gestão municipal, expandindo o atendimento especializado. A ampliação do espaço físico possibilita a expansão dos atendimentos nas especialidades multiprofissionais, exames e pequenos procedimentos, assim como a contratação de novos profissionais, ampliação do ensino em serviço, diminuição da terceirização e redução das filas de espera para consultas. A Policlínica também abre a chance para a ampliação do atendimento às referências regionalizadas, de acordo com as pactuações regionais.

LEIA MAIS: Ministro da Saúde entrega investimentos para cidades da região; confira 

Publicidade

O novo prédio contemplará as seguintes especialidades: pneumopediatria, neurologia, cardiologia, cirurgias de cabeça e pescoço, geral adulto e pediátrica, plástica e vascular, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia adulto e pediátrica, hematologia, mastologia, medicina do trabalho, neurologia adulto e pediátrica, nefrologia, nutrição, oftalmologia adulto e pediátrica, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria neonatal, pneumologia, pré-natal alto risco, proctologia, reumatologia, traumato e urologia.

Serão ofertados ainda serviços de diagnóstico como eletrocardiograma, audiometria, espirometria, videolaringoscopia/exame,  teste da orelhinha, encefalograma, raio-X, colposcopia, ecocardiograma e ecografia.

“É um local que as pessoas poderão receber um atendimento especializado, que hoje ainda é improvisado. A partir dessa obra, vira a chave nesse área de atendimento da saúde, trazendo mais qualidade e reunindo os profissionais em um único prédio”, comenta o prefeito Heliomar Franco.

Publicidade

“Hoje é um dia histórico para os mais de 20 municípios atendidos por nós”, comemorou Heliomar. “Um grande desafio está sendo superado e vamos virar a chave na saúde e no atendimento de qualidade à nossa comunidade”.

De acordo com a secretária da Saúde, Iara Cardoso, com a assinatura o município tira do papel um dos projetos mais importantes para o futuro da saúde pública de São Leopoldo, que nasce para transformar a atenção especializada no município. Entre os benefícios da policlínica, estão a ampliação de atendimentos, a redução dos deslocamentos e concentração dos serviços em um único espaço, favorecendo a população que depende do SUS diariamente.

Publicidade

“Mais do que uma obra, estamos construindo um novo eixo da saúde pública da cidade”, destacou Iara. “Ao lado do Hospital Centenário, da nova UBS Central e do CAPS Infantojuvenil, que também está em construção, estamos formando um grande complexo de saúde, pensado para integrar serviços, fortalecer a rede e preparar São Leopoldo para os próximos anos.”

Publicidade