MOMENTOS DO ANO

RETROSPECTIVA 2023: Submarino desaparecido e eclipse solar, confira quais foram os acontecimentos mais pesquisados do Google

Este foi um ano de muitos acontecimentos marcantes, entre guerras e fenômenos, confira o que os brasileiros mais pesquisaram

Publicado em: 29/12/2023 11:38
Última atualização: 29/12/2023 11:38

O ano de 2023 foi, realmente, um acontecimento. E ele só foi tão marcante por todas as coisas... interessantes, que resolveram preencher as rodas de conversa e atiçaram a curiosidade das pessoas. Confira 10 delas, na lista das mais pesquisadas do Google:

Seleção da Espanha é campeã mundial pela primeira vezDivulgação/FIFA
Marinha dos EUA escutou a implosão do submarino no domingoDivulgação
Guerra Israel-Hamas PalestinaONU/UNRWA
O eclipse solar anular poderá ser visto no Rio Grande do SulNASA/Bill Dunford/ Divulgação
Terremoto Turquia e Síriaibrahim Haskolo?lu/Twitter/Reprodução
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, toma posse como 39º presidente do BrasilRicardo Stuckert/PR/Divulgação
BOLHA DE CALOR: Temperaturas extremas podem causar morte por golpe de calor em menos de 24 horasTânia Rêgo/Agência Brasil
O metrô de São Paulo entrou em greve em 2023Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução
Haddad, Lula, Pacheco e Lira: cerimônia histórica em BrasíliaLula Marques/ABr
oto da Lua Azul, feita no Bairro Rio Branco em São LeopoldoEstevam Cruz da Silva

1. Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo Feminina balançou os corações verde e amarelos do Brasil neste ano, mas quem ganhou foi a Espanha, em agosto. Durante a comemoração, a atacante Jenifer Hermoso foi assediada, recebendo um beijo a força do presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales. Ele foi banido pela FIFA em outubro.

2. Submarino desaparecido

Em junho, um submarino da OceanGate, que levava uma pequena tripulação de cinco pessoas para ver os destroços do Titanic no Oceano Atlântico, desapareceu. Ele implodiu e os destroços foram encontrados e recuperados tempos depois, em outubro.

3. Guerra em Israel e Gaza

A guerra entre Israel e o Hamas começou em outubro. O país passou a atacar a Palestina e já foram 20.674 mortos e 54.536 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. Em novembro, Israel apontava 1.200 mortes de seus cidadãos.

4. Eclipse solar

Em outubro, o Brasil e o mundo puderam ver o momento em que o sol e a lua se encontraram, formando um anel de fogo no céu durante o eclipse solar anular. No Rio Grande do Sul, ele foi parcial, mas rendeu ótimas fotos.

5. Terremoto na Turquia

A Turquia sofreu um grande abalo em fevereiro de 2023. Mais de 50 mil pessoas morreram por conta do terremoto que destruiu partes do sudeste do país turco e do noroeste da Síria.

6. Posse do Lula

No dia 1º de janeiro, aconteceu a cerimônia de posse do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. Diversos presidentes da América Latina compareceram, políticos, populares, apoiadores, entre outros.

7. Calor Excessivo

Onda e bolhas de calor, além de ares quentes vindos de outros locais, contribuíram para que as temperaturas chegassem a mais de 45ºC esse ano em diversas partes do País, mesmo que em datas diferentes. O fenômeno culminou com o show da cantora pop estadunidense Taylor Swift, no Rio de Janeiro. Devido ao calor extremo, à proibição de levar água para dentro do evento e a como a organização do local foi feita, a fã Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu de exaustão térmica.

8. Greve de metrô em SP

Uma greve dos sindicatos fez com que o metrô de São Paulo parasse em novembro. Não só ele, como linhas de trem, a Universidade Federal de São Paulo (USP), a Sabesp e a Fundação Casa também aderiram. O protesto foi por conta da aceleração da privatização e terceirização dos serviços.

9. Reforma Tributária

Em dezembro, a emenda constitucional 132/2023 da Reforma Tributária foi promulgada no Congresso Nacional, após 30 anos de discussão.

10. Lua Azul

Outro fenômeno astronômico tomou conta da curiosidade da população brasileira. Entenda por qual motivo ela é chamada de "lua azul" e veja fotos. A próxima aparição está prevista para 2037.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilMundo
Matérias Relacionadas