abc+

POLÍCIA

MEC envia equipe especializada após adolescente invadir escola e matar duas pessoas a tiros no Acre

Ataque foi praticado por adolescente de 13 anos que assumiu autoria dos disparos

Publicado em: 06/05/2026 às 08h:19 Última atualização: 06/05/2026 às 08h:19
Publicidade

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, determinou o envio ao Acre de uma equipe do Programa Escola que Protege, após um ataque a tiros em uma escola da rede estadual, na tarde desta terça-feira (5), que deixou dois mortos e dois feridos.

Publicidade

"Prioridade é o cuidado com a comunidade escolar", diz ministro da Educação Leonardo Barchini | abc+



“Prioridade é o cuidado com a comunidade escolar”, diz ministro da Educação Leonardo Barchini

Foto: Bruna Araújo/MEC

O envio da equipe foi determinado após o ministro ter conversado com a com a governadora do estado, Mailza Assis. A equipe é especializada em situações de crise e violência extrema.

O ataque foi praticado por um adolescente de 13 anos. As vítimas, duas funcionárias do Instituto São José, onde ocorreu a tragédia, morreram no local. Os feridos, um aluno e outro funcionário da escola, foram encaminhados a um pronto-socorro.

“Neste momento, a prioridade é o cuidado com a comunidade escolar, com atenção às vítimas, seus familiares, profissionais da educação e estudantes, assegurando apoio psicossocial e condições para um processo responsável de reconstrução”, disse o ministro. “Reafirmo nosso compromisso com a vida, a paz e a proteção das comunidades escolares.”

ENTENDA: Ataque a tiros em escola no Acre deixa duas funcionárias mortas e alunos feridos

Publicidade

O que aconteceu com adolescente 

Em nota, o governo do Acre disse que o adolescente assumiu a autoria dos disparos e já se encontra sob a custódia do estado. O responsável legal pelo menor, que também é proprietário da arma de fogo, está detido, diz a nota.

O governo disse ainda que a Polícia Civil está apurando as circunstâncias do atentado para esclarecer a motivação, a dinâmica da ocorrência e eventuais responsabilidades.

Ainda de acordo com a nota, o governo faz o acompanhamento das vítimas, que receberam atendimento imediato e seguem assistidas pelas equipes da Secretaria de Saúde.

Publicidade

Diante da tragédia, o estado manifesta profunda solidariedade às famílias das vítimas, à comunidade escolar do Instituto São José e a todos os profissionais da educação impactados por este episódio.

Também informa que está mobilizando equipes de apoio psicossocial para oferecer suporte aos alunos, professores e demais envolvidos, disse o governo. Em razão do atentado, as aulas em todas as escolas estaduais foram suspensas por três dias.

Publicidade

CONFIRA: Acusada de matar o marido em Novo Hamburgo não responde questionamentos do MP durante interrogatório

Escola que Protege

Criado em 2024, o Programa Escola que Protege tem como objetivo fortalecer a capacidade das redes de ensino para prevenir e enfrentar a violência nas escolas.

A atuação do programa se dá por meio da formação continuada de profissionais da educação, fomento à construção de planos de enfrentamento à violência e respostas a emergências, assessoramento das redes de ensino em casos de ataques de violência extrema, além de promover a cultura de paz e a convivência democrática.

Publicidade

O programa operacionaliza o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave). O Escola que Protege também fornece apoio psicossocial às comunidades escolares afetadas pela violência, incentivando práticas de acolhimento e respeito à diversidade, e fomenta a criação e a manutenção de espaços de participação estudantil e assembleias.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Publicidade

Ataque a tiros matou duas pessoas

Um adolescente de 13 anos invadiu armado no início da tarde desta terça-feira (6) o Instituto São José, em Rio Branco, matou duas funcionárias e deixou dois feridos. Estudante do colégio, o autor dos disparos pegou a pistola calibre 380 do padrasto, um advogado que deixava a arma em casa.

As duas funcionárias da instituição de ensino, identificadas como Alzenir e Raquel, foram atingidas em um dos corredores de acesso às salas de aula e morreram ainda no local. Elas trabalhavam como supervisoras de corredor. Um adulto e uma criança estão feridas.

Publicidade

A prefeitura de Rio Branco também se posicionou, por meio de nota, manifestando solidariedade aos familiares das vítimas, pais de alunos, funcionários e toda a comunidade escolar. “Aos familiares das vítimas expressamos os nossos mais sinceros sentimentos. Aos estudantes feridos, desejamos uma pronta e plena recuperação alunos”, disse a prefeitura.

Reafirmamos que a escola deve ser um espaço de acolhimento, proteção e esperança. Diante de uma tragédia como essa, nos unimos em reflexão e no compromisso de fortalecer, juto às famílias e à sociedade, o cuidado com nossas crianças, adolescentes e profissionais da educação, finaliza a nota.

Publicidade