Após ser reeleito em outubro para o 9º mandato como vereador, Ito Luciano, do Podemos, anunciou na quarta-feira (11), durante a última sessão plenária de 2024, que não concorrerá à reeleição em 2028. Com 65 anos e mais de duas décadas de serviço público, o parlamentar, uma das figuras mais emblemáticas da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, revelou sua decisão de se despedir das urnas ao final da próxima legislatura (2025-2028).
LEIA TAMBÉM: Projetos de duas reformas entram na Câmara na última sessão do ano
Durante a sessão, Ito Luciano expressou que chegou o momento de passar o bastão para novas lideranças. “Eu quero revelar aqui, que o meu desejo é não concorrer mais, e a minha representante, vou lutar por ela como ela sempre lutou por mim. Magna vai ser a minha candidata que vou apoiar. 2028 não vai ser mais Ito Luciano”, afirmou, referindo-se a Magna Mendonça, sua assessora parlamentar, a quem pretende apoiar nas eleições de 2028.
A trajetória de Ito Luciano na política local é marcada por sua longevidade e por uma forte aliança com o Executivo Municipal, independentemente da sigla que estivesse no comando da Prefeitura. Ao longo de sua carreira, ele passou pelas administrações de diferentes partidos: o PDT de José Airton dos Santos, o PMDB de Jair Foscarini, o PT de Tarcísio Zimmermann e Luis Lauermann, e o PSDB/MDB de Fátima Daudt, sempre mantendo uma postura de apoio ao Executivo.
VIU ESSA? NOVO HAMBURGO: Operação do transporte público deve ser detalhada em novo relatório
Da situação para a oposição
No entanto, com a recente vitória de Gustavo Finck (PP) para a Prefeitura de Novo Hamburgo, a dinâmica política da cidade tende a mudar. Ito Luciano, que tem mantido embates ferrenhos com o prefeito eleito, deve adotar uma postura mais crítica e atuar na oposição ao governo de Finck. Esses conflitos podem marcar uma nova fase em sua carreira política, com o vereador se posicionando como um dos principais opositores ao novo governo municipal.
Esse movimento, no entanto, não significa um rompimento total, como o próprio vereador destacou em seu pronunciamento. “Eu posso ser adversário do prefeito eleito, mas não inimigo. Também desejo que ele faça um grande trabalho. Esse trabalho não é para ele ou para nós, vereadores, mas para uma comunidade inteira. Desejo que Deus consiga fazer com que ele pelo menos adquira humildade. Ninguém é mais que ninguém, todos nós somos iguais”, afirmou Ito Luciano.
LEIA TAMBÉM