A Câmara de Vereadores de São Leopoldo concedeu, em apenas uma semana, o título de Cidadão Leopoldense a duas personalidades do município. Na segunda-feira, 30 de junho, a homenagem foi entregue à fundadora da Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale dos Sinos (Alureu-Sinos), Izabel Teresinha de Souza Oliveira). Já na quarta-feira (2), foi a vez do advogado Luiz Dagoberto Goulart.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Foto: Reprodução
A homenagem de Izabel Teresinha foi proposta vereador Fabiano Haubert (PDT), já a de Luiz Dagoberto foi proposta pelo vereador Daniel Daudt (PL). O título tem como objetivo valorizar e homenagear pessoas com trajetórias de destaque e de grande contribuição com a cidade. Neste ano, a homenagem devem ser concedida a oito moradores.
Homenageados da semana se destacam em contribuições para o município
Izabel Teresinha vive em São Leopoldo desde 1983 e, além de fundar o Alureu-Sinos, já presidiu o Conselho Municipal de Saúde por dois mandatos e esteve à frente de diversas iniciativas pioneiras. Dentre essas ações, estiveram a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comudepe) e a proposta da Lei Estadual nº 14.784/15, que garante o fornecimento de bloqueador solar a pacientes como parte do tratamento médico.
“Fico muito honrada com a indicação do Título de Cidadã Leopoldense, mais ainda porque vem de um grande amigo, o vereador Fabiano Haubert, que me acompanha desde o início do meu trabalho, sempre junto, contribuindo para que os serviços prestados pela ALUREU-SINOS atendam cada vez mais habitantes na cidade de São Leopoldo”, declarou ao ser homenageada, conforme material encaminhado pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal.
Você também pode se interessar: Ato simbólico marca início da revitalização da Câmara Municipal de Sapucaia do Sul
Luiz Dagoberto Goulart, ou Dagô, como é popularmente chamado, reside em São Leopoldo há 66 anos. Natural de Novo Hamburgo, estudou, durante a adolescência, no antigo Patronato Agrícola, onde foi interno até os 18 anos. Formou-se em Administração de Empresas, Direito e Técnico Contábil e atuou como servidor público, contador, advogado, professor e Conselheiro Tutelar.
Foi presidente da Cruz Vermelha Brasileira – filial São Leopoldo, do Grupo de Bolão Tiradentes, do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Aimoré e atualmente preside o Rotary Clube Industrial São Leopoldo. Na Prefeitura, criou a São Leopoldo Fest, a Passarela do Samba (atualmente chamada de Tom Astral), o Festival do Folclore, organizou a primeira Oktoberfest na Rua Grande e idealizou a Rota Romântica pela empresa CRTUR, além de diversas outras iniciativas. Por fim, aposentou-se como chefe de Fiscalização e como secretário de Turismo.
Cinco homenageados até esta quinta-feira (3)
Incluindo Dagoberto e Izabel, o município já teve cinco homenageados até a quinta-feira (3). Dentre eles:
- A prefeita em exercício e secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Regina Caetano, no dia 26 de março, em proposição do vereador Jailson Nardes (PP)
- O empresário José Camargo, fundador da Lydians e natural de Alegrete, no dia 2 de junho, em proposição da vereadora Iara Cardoso (PDT), presidente da Câmara de Vereadores.
- O professor e escritor, natural de São Luiz Gonzaga, Paulo Adílio Prestes Ferreira, no dia 18 de junho, a partir da proposição de quatro vereadores do PT: Anderson Etter, Fábio Bernardo, Ricardo Luz e Karina Camillo.
LEIA TAMBÉM