AJUDA HUMANITÁRIA

CATÁSTROFE NO RS: Forças Armadas ampliam ações de resgate no Estado

Helicópteros, embarcações, viaturas e um hospital de campanha estão entre os reforços para o apoio aos atingidos pelas chuvas

Publicado em: 03/05/2024 17:07
Última atualização: 04/05/2024 13:30

Em resposta às devastadoras chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Ministério da Defesa reforço a atuação em várias frentes de apoio às regiões mais afetadas. Nesta sexta-feira (3), a pasta anunciou a ampliação do número de militares mobilizadas nas ações de resgate e socorro das vítimas das cheias.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Militares já atuam na retirada de famílias de zonas de risco em São Sebastião do Caí Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Agora, 936 militares atuam na operação de salvamento. Inicialmente, 626 militares foram deslocados para esse trabalho.

Conforme a portaria publicada nesta sexta, que autoriza o emprego das Forças Armadas em atividades de apoio logístico às ações de proteção e defesa Civil no RS, a Operação Taquari II também vai usar nove helicópteros, 98 embarcações e 70 viaturas, além de equipamentos de engenharia e transporte de material e pessoal. 


Ministério da Defesa atualizou os números da estrutura disponibilizada ao RS às 11h30, desta sexta-feira (3). Foto: Reprodução

Em alerta

O documento orienta ainda os comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica a permanecerem em condições de oferecer recursos operacionais e logísticos ao Comando Operacional Conjunto, criado para atuar na tragédia gaúcha e que será chefiado pelo general do Exército Hertz Pires do Nascimento.
Conforme o Ministério da Defesa, desde o dia 30 de abril, quando foi iniciada a Operação Taquari II, 101 pessoas já foram resgatadas e 10 transferências médicas foram realizadas.

Hospital de campanha

Para auxiliar no socorro às vítimas das enchentes no Estado, a pasta montará um hospital de campanha em Estrela. A unidade terá enfermaria, 40 leitos, dois consultórios para atendimento e um para triagem. Ele foi transportado na noite de quinta-feira (2) com apoio de um avião KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB) do Rio de Janeiro para Canoas (RS) e, depois seguiu, para Lajeado, que está sem energia e com hospitais fechados por causa das fortes chuvas que atingiram a região nesta semana.

“Para a instalação, uma equipe de Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro foi deslocada para Lajeado. A cidade segue isolada e com dificuldade de acesso devido aos danos causados pelas chuvas. Quando instalado, o local contará com médicos, enfermeiros e assistentes de saúde”, acrescenta o Ministério da Defesa.

A instalação atende a solicitação feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na quarta-feira (1º). A expectativa é que a montagem da estrutura seja concluída até a próxima segunda-feira (6).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas