Os projetos de lei que revisam os salários e o vale-alimentação dos servidores públicos foram aprovados em 2º turno nesta segunda-feira (4) no Legislativo de Novo Hamburgo. Os documentos tratavam sobre o reajuste 4,14% ao funcionalismo com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o aumento do vale-alimentação, que será de R$ 880 mensais aos profissionais com jornada de 40 horas semanais.
A reposição salarial teve o voto contrário da vereadora Professora Luciana Martins (PT), que argumentou a necessidade de um aumento real, visando a valorização do serviço público. “Que possamos pensar em uma política de valorização do servidor e da servidora pública. Não ficou claro ao funcionalismo qual é a politica de valorização do atual governo municipal. Em breve vamos estar novamente discutindo a questão salarial de 2027 e 2028.”

Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial
O vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) avalia que o nível de reposição é baixo, entretanto, votou favorável ao projeto de lei do Executivo. “Temos apenas duas opções: voto contrário ou favorável. Prefeito que os servidores tenham uma parte do reajuste. Reconheço as reivindicações dos Sindicatos.”
Já Enio Brizola (PT), apesar de ter votado a favor, criticou a condução da Prefeitura. “Quero dizer que não houve negociação. Pela primeira vez em 30 anos a Câmara de Vereadores precisou se manifestar para que o prefeito recebesse os sindicatos, mais como um ato de cordialidade.”
Cistiano Coller (PP) se manifestou no mesmo sentido. “Deixar claro que não é um aumento salarial. É a reposição que todo o trabalhador tem direito.”
A medida aprovada é retroativa ao dia 1º de abril e será implementada a partir da folha de pagamento referente ao mês de maio.
Vale-alimentação
No que se refere ao projeto que revisa o vale-alimentação dos servidores de Novo Hamburgo, apenas o vereador Joelson Araújo (Republicanos) foi contrário. “Enquanto os funcionários da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) não forem contemplados com a mesma valorização, serei contrário. Temos que ter uma visão ampla de todas as categorias.”
Na última semana o prefeito Gustavo Finck (PP) publicou nas redes sociais que o Executivo estuda a reposição do vale-alimentação dos funcionários da FSNH. No entanto, a data base diverge de outras categorias.
Os parlamentares também aprovaram o aumento do vale-alimentação aos servidores do Legislativo. Os profissionais terão o aumento de 24%, passando a receber o benefício de R$ 1.020,77. A medida é válida apenas para os funcionários e não será estendida aos parlamentares, que não recebem o vale.