A conclusão da primeira etapa da superestrutura da passagem inferior em construção na BR-116, na altura da Rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Rio Branco, em Novo Hamburgo, vai provocar alterações no trânsito da rodovia nesta segunda-feira (22).
A mudança é necessária para permitir o avanço das obras no lado oeste da rodovia e marca uma nova fase na execução desta que será a maior das três passagens inferiores no trecho hamburguense.
A conclusão dos trabalhos de acabamento da primeira etapa da obra e parte da sinalização do novo desvio foram realizados ao longo do final de semana.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial
A previsão inicial era de que a alteração no fluxo de veículos entrasse em vigor às 9 horas desta segunda-feira, mas a forte chuva registrada durante a manhã e a necessidade de conclusão da sinalização vertical fizeram com que a implementação fosse adiada para o período da tarde, dependendo das condições climáticas.
Com a mudança, os motoristas que trafegam no sentido interior-capital passarão a utilizar a estrutura recém-construída sobre a primeira etapa da passagem inferior. Atualmente, esse fluxo é desviado para a direita. Com a alteração, os veículos passarão a realizar uma manobra para a esquerda, trafegando sobre a nova estrutura construída no lado leste da rodovia.
Já para quem segue no sentido capital-interior, em direção a Estância Velha, a mudança será menos perceptível. O fluxo praticamente seguirá em linha reta, uma vez que o desvio atualmente utilizado já ocorre para a esquerda da pista principal.
Na manhã desta segunda-feira, equipes atuavam no posicionamento de cones e placas de sinalização para orientar os motoristas sobre o novo traçado.
LEIA TAMBÉM: Veja onde serão as obras emergenciais em sete trechos da BR-116, incluindo o “trecho da morte”
Obra avança para nova etapa
A alteração no trânsito ocorre após a conclusão da primeira parte da superestrutura da passagem inferior, executada no lado leste da BR-116. Com isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) poderá iniciar a construção da estrutura correspondente ao lado oeste da rodovia.
Nas últimas semanas, também tiveram início os trabalhos de decapeamento do talude e de escavação da área que dará forma ao túnel sob a rodovia. A intervenção representa um dos momentos mais visíveis da obra, que começou a ganhar corpo após meses de execução de fundações, estacas e estruturas de sustentação.
Quando concluída, a passagem inferior permitirá a ligação direta entre os bairros Rio Branco e Rincão.
A estrutura em construção na Rua Pedro Álvares Cabral é considerada a maior passagem inferior prevista para Novo Hamburgo dentro do pacote de melhorias executado pelo Dnit na BR-116. O projeto prevê um vão livre de aproximadamente 20 metros e altura superior a cinco metros, dimensões que permitirão inclusive a circulação de caminhões e carretas sob a rodovia.

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial
Histórico das obras
A obra integra um conjunto de intervenções voltadas à melhoria da mobilidade urbana e da segurança viária da BR-116. A construção deste túnel foi anunciado juntamente com a construção da passagem inferior do bairro Primavera, cerca de um quilômetro adiante, que fará a conexão com o bairro Ideal.
VIU ESSA? VÍDEO: Homens usam rapel e até drone para pichar viaduto e acabam presos na BR-116
As intervenções preparatórias tiveram início no começo de 2025, enquanto as obras mais significativas na altura da Rua Pedro Álvares Cabral começaram no segundo semestre do mesmo ano, com a implantação de desvios de trânsito e a execução das fundações da estrutura.
Após a conclusão da etapa atualmente em andamento, os trabalhos seguirão com a construção da segunda metade da superestrutura, escavação definitiva da passagem e execução das pistas de acesso, até que a nova ligação entre os bairros Rio Branco e Rincão possa ser liberada para o tráfego. A previsão é de que essa passagem inferior seja concluída até o final do ano.