DIA DE IR ÀS URNAS

Eleições para o Conselho Tutelar têm movimentação tranquila em Gramado e Canela

Apesar do voto ser facultativo, expectativa é de crescimento no número de eleitores neste ano. Nomes dos escolhidos devem ser conhecidos ainda neste domingo (1º)

Publicado em: 01/10/2023 13:37
Última atualização: 18/10/2023 20:29

O mês de outubro começou com eleições pelo Brasil. Em Gramado e Canela, o domingo (1º) não é diferente. A votação para a escolha dos cinco conselheiros tutelares, que defenderão e lutarão pelos direitos das crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos, iniciou às 8 horas. A comunidade pode votar até as 17 horas.

Eleições para escolher os futuros conselheiros tutelares de Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

São, ao todo, oito candidatos em Gramado e nove candidatas em Canela, que buscam por uma vaga. Conforme a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Gramado, Adriane Arruda, a expectativa é que os novos nomes dos representantes sejam conhecidos por volta das 19 horas.

"Estamos tendo um apoio muito legal do Cartório Eleitoral e que está fazendo total diferença. Após às 17 horas, fechamos e recolhemos as urnas e as levamos para o auditório da Escola Senador Salgado Filho, onde será feita a apuração. Há a presença do Ministério Público, conselheiros do Comdica e os candidatos e comunidade são convidados a participar e acompanhar. Por segurança, as urnas serão escoltadas pela Brigada Militar", comenta a presidente.

Adriane Arruda e Nádia, durante as eleições do Conselho Tutelar Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Conforme a representante do Conselho, nenhuma intercorrência foi registrada durante a manhã até por volta das 12h30, como problemas com urnas, boca de urna ou transporte ilegal de eleitores. A movimentação nos pontos de votação também estava tranquila. A expectativa é que aumente o número de pessoas votando ao longo da tarde, com o retorno do sol.

"Em todos os cinco pontos de votação, há membros do Conselho Eleitoral, para instruir os eleitores. Se preciso ajudamos a consultar o local de votação, número do título, entre outras informações", pontua Adriane.

Eliane e Nei de Moraes, de 56 e 61 anos, respectivamente, participaram e votaram nos seus candidatos. A cad quatro anos, eles buscam por sua zona eleitoral e deixam seu registro. "Eu trabalho na saúde, e é muito importante o trabalho que eles fazem, ajudam essas pessoas. As vezes as famílias não se comunicam, não se abrem conosco, então vem o conselho, e alguém consegue transmitir confiança e ajudam, dão conforto a alguém ali dentro. Todos deveriam votar", ressalta Eliane.

Eliane e Nei de Moraes votaram nas eleições de conselheiro tutelar Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Um dos destaques destas eleições têm sido a presença de idosos. "Eles são a maioria pelo menos neste início de votação. Estão supercomprometidos. E são um público que já, usualmente, não possuem crianças em casa, apesar de serem avós. Mas são uma faixa que estão buscando também cada vez mais pelos seus direitos', justifica a presidente do Comdica gramadense.

Em 2019, foram 1.716 eleitores que escolheram seus conselheiros tutelares. "Ansiamos por aumentar esse número, à tarde devemos ter maior movimentação", finaliza Adriane.

Canela

Em Canela, a zona eleitoral com maior movimentação era a Câmara de Vereadores, com grande adesão da comunidade. Segundo a presidente do Comdica de Canela, Rosângela dos Santos, não houve registros até o meio-dia de problemas com urnas eletrônicas ou boca de urna.

Rosângela dos Santos e Valquíria Dias, do Comdica de Canela, durante eleições para Conselho Tutelar Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Tivemos algumas inconsistências em relação aos números dos títulos de eleitores, com troca de seção, mas tudo está sendo resolvido e todos conseguiram votar", afirma.

Apesar do bom fluxo de eleitores na sede Legislativa, ela afirma que em outros pontos o movimento era calmo. "O tempo com chuvisco prejudica a vinda, pelo voto ser facultativo. Mas a esperança é que a tarde melhore", frisa a presidente.

Nas últimas eleições foram 1.665 eleitores que participaram no município. "Nossa expectativa é que este número dobre neste ano", salienta Rosângela. "Os direitos das crianças devem ser cumpridos e uma das coisas importantes é que a comunidade participe, para depois poder cobrar. Não adianta depois cobrar, se não exerceu o seu papel de cidadania. Porque daí falam 'não gostei do fulano'. Mas tu foi escolher o teu candidato? E essa cobrança depois é muito importante. Esperamos muito por renovação", finaliza a representante do Conselho.

Maria Helena, de 70 anos, foi uma das eleitoras em Canela. "Vim para apoiar. Sabemos o quão importante é essa escolha. E espero que eles correspondam ao que propõe, que façam um excelente trabalho", diz esperançosa.

Locais de votação

A votação neste domingo ocorre até as 17 horas. Os eleitores precisam ir até o local de votação indicado, portando um documento oficial com foto. Os pontos são referenciados de acordo com o local em que o eleitor vota nas eleições gerais (confira a listagem abaixo).

As consultas podem ser realizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus. br). Também é possível consultar através do WhatsApp, pelo número (51) 2312-2015. Ainda, o telefone 148 estará disponível aos eleitores que têm dúvidas.

Em Canela

Câmara de Vereadores: Clube Serrano; Câmara de Vereadores; pavilhão da comunidade evangélica; salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes; Sindicato dos Servidores Municipais; UCS Hortênsias; e escolas Neusa Mari Pacheco, Coopec, Marista, João Corrêa, Luiza Corrêa, Rodolfo Schlieper (Apae), Balduíno Boelter, João Alfredo Corrêa Pinto, Machado de Assis, SantaTerezinha, Zeferino José Lopes e Danton Corrêa da Silva

Escola Adolfo Seibt: Ginásio esportivo do bairro Santa Marta e nas escolas Pedro Oscar Selbach, Noeli Silva de Azevedo e Souza, Serafina Seibt e Adoldfo Seibt

Escola Neusa Mari Pacheco (Ciep): Escolas Barão do Rio Brando, Bertholdo Oppitz, Cônego João Marchesi, Dante Bertoluci, Ernesto Dornelles, Severino Travi, Diva Pedroso da Cunha, Neusa Mari Pacheco (Ciep)

Em Gramado

Escola Presidente Vargas: Escolas Presidente Vargas e Maximiliano Hahn

Escola Senador Salgado Filho: Salão paroquial São José Operário; salão paroquial da Igreja Santa Teresinha; Esporte Clube 11 Canarinhos; Unopar e escolas Boaventura Ramos Pacheco e Senador Salgado Filho

Expogramado: Sociedade Cultural Reunidas; Expogramado; Sociedade Recreio Gramadense; ginásio Nelson Dinnebier (pavilhão da Prefeitura); pavilhão da Igreja Santo Antônio; Associação de Moradores do Casagrande, Tirol e Pórtico; ginásio de esportes do bairro jardim e escolas Alberto Pasqualini, Cenecista Visconde de Mauá (Cenec), Henrique Bertoluci Sobrinho, David Canabarro, Gentil Bonato, Santos Dumont

Escola Mosés Bezzi: Sociedades Seis de Junho, Independente da Serra Grande, São Gothardo e São Luís e nas escolas Mosés Bezzi, Caramuru, Carlos Barbosa, Nossa Senhora da Pompéia, Nossa Senhora de Fátima, Vicente Casagrande e Tia Carmelina 1

Escola Dr. Carlos Nelz (Caic): Esporte Clube Linha Bonita e Linha Furna; Universidade Aberta do Brasil (UAB) e escolas Dr. Carlos Nelz (Caic) e João Benetti Sobrinho

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasGramadoRS
Matérias Relacionadas