NOSTALGIA

Há 45 anos série de TV previu missão privada à Lua; saiba qual

Série norte-americana mostrava um grupo privado que organizava uma missão à Lua com uma espaçonave improvisada

Publicado em: 23/02/2024 20:38
Última atualização: 25/02/2024 11:55

Agora em 22 de fevereiro uma espaçonave privada, sob licença da Nasa, pousou na Lua, na primeira missão norte-americana de alunissagem em mais de meio século. Uma curiosidade é que um antigo seriado de tevê, 45 anos atrás, havia previsto, justamente, uma missão operada pela iniciativa privada rumo ao satélite natural da Terra.


Uma das cenas de Operação Resgate Foto: Reprodução

O seriado é Salvage 1, que no Brasil se chamava Operação Resgate. Foi produzido em 1979 nos Estados Unidos por uma divisão da Warner e exibido na rede norte-americana ABC. Foram produzidos 19 episódios, divididos em duas temporadas, mas apenas 16 chegaram a ser exibidos na época da produção. Os demais foram ao ar apenas em reexibições, já nos anos 1990, e também foram lançados em DVD.

Na história, o veterano dono de um ferro-velho, determinado a fazer uma jogada de marketing, decidia criar um foguete a partir de peças descartadas pela Nasa e material reciclado. Ele contratava um astronauta desempregado e uma especialista em explosivos para ajudar na construção. O grupo construía, então, o foguete Salvage-1 ("Resgate 1"), cujo apelido era "Abutre" ("Vulture", em inglês). Com a nave improvisada, os três foram à Lua, recolheram ferragens deixadas lá pela Nasa e trouxeram de volta para revender.


A espaçonave da série Operação Resgate Foto: Reprodução

Os episódios tratavam das façanhas do grupo com a nave, que não era bem vista pelas autoridades e havia sido proibida de decolar. Entretanto, eles sempre davam um jeito de dar uma escapada. A série era cômica e bem-humorada, mas tinha momentos dramáticos e também abordava outros temas que ainda são atuais, além da exploração privada do espaço. A série discutiu ainda robótica, inteligência artificial e os limites éticos da engenharia. Parte desta profundidade vem do fato de que o escritor de ficção científica Isaac Asimov era consultor.

O elenco tinha Andy Griffith como o empresário Harry, dono do ferro-velho e idealizador do foguete. Joel Higgins fazia o astronauta Addison "Skip" Carmichael e Trish Stewart fazia Melanie Slozar, a especialista em explosivos. O ator mais conhecido do elenco fixo era Richard Jaeckel, que fazia um agente do FBI que monitorava o grupo.


O elenco principal da série, com Joel Higgins, Andy Griffith e Trish Stewart Foto: Reprodução

A Lua, que voltou a receber atenção de missões espaciais agora na segunda década do século 21, ainda era um tema vívido na imaginação do público norte-americano e mundial em 1979. O projeto Apollo, da Nasa, havia começado em 1961. Dez anos antes da série, em 1969, houve a primeira missão tripulada norte-americana à Lua. Outras se seguiram até o final do programa Apollo, em 1971.

Por aqui, Operação Resgate passou inicialmente na Globo, mas depois seguiu muitos anos em reexibição em emissoras locais. Hoje a série é considerada obscura mesmo nos Estados Unidos, mas ainda é cultuada por alguns fãs, que dedicam comunidades e fóruns à produção. O interesse chegou a motivar o lançamento em DVD de todos os episódios.

Uma curiosidade é que boa parte da equipe já morreu ou se aposentou. Griffith morreu em 2012, Jaeckel morreu em 1997 e Isaac Asimov em 1992. Trish Stewart não atua mais. O único do elenco principal ainda em atividade é Joel Higgins, hoje com 80 anos, que também atuava em musicais da Broadway. Sua atuação mais recente no cinema foi em 2016.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas