abc+

SUL DO BRASIL

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa é esperada nas próximas semanas e mais enchentes podem acontecer até o fim de outubro

Algumas áreas podem registrar acumulados adicionais até o fim de outubro de 200 a 400 milímetros com marcas isoladamente superiores

Kassiane Michel
Publicado em: 09/10/2023 às 09h:43 Última atualização: 09/10/2023 às 09h:47
Publicidade

Na última semana, o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram fortemente atingidos pela chuva. A instabilidade que está sobre a Região Sul seguirá nos próximos dias. Assim, o restante do mês de outubro será de chuva muito acima da média. 

Defesa Civil monitora cheia em São Sebastião do Caí | Jornal NH



Defesa Civil monitora cheia em São Sebastião do Caí

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A MetSul Meteorologia alerta que o RS e SC devem ser os Estados mais atingidos pelas intensas precipitações dos próximos dias. Algumas áreas podem registrar acumulados adicionais até o fim de outubro de 200 a 400 milímetros com marcas isoladamente superiores, o que causará novas enchentes.

Cidades gaúchas já registraram volumes altos até o momento como, por exemplo, Erechim que teve 233 mm na primeira semana do mês. A MetSul projeta que muitas cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem terminar outubro com acumulados de chuva de 300 mm a 500 mm.

O fenômeno El Niño no Oceano Pacífico é apontado pela MetSul como uma das variáveis que tem contribuído para a chuva fora do comum. O último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da agência climática dos Estados Unidos (NOAA) indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,5°C na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central. Esta região é a usada como referência para definir se há El Niño e qual a sua intensidade. O valor se aproxima do El Niño forte (+1,5°C a +1,9°C).

A previsão é que o Sul do Brasil siga com muita chuva nos próximos dez dias. Diante do cenário de chuva que se esboça para o restante do mês, a MetSul afirma que as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina não serão as últimas deste mês e que devem ser esperadas mais cheias de rios no nos próximos dias. No RS, os rios com maior probabilidade de novas cheias são o Uruguai, Jacuí, Taquari e Caí.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade