TUDO DE NOVO?

CATÁSTROFE NO RS: Moradores de Novo Hamburgo acompanham com apreensão a alta do nível da água na Santo Afonso

Nível do Rio dos Sinos parou de subir em Novo Hamburgo, mas ainda tem água para descer da cabeceira do rio

Publicado em: 24/05/2024 10:35
Última atualização: 24/05/2024 10:36

O nível da água no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, voltou a subir após dias de recuo. A chuva que iniciou na noite da última quarta-feira e seguiu durante toda a quinta-feira (23) fez com que partes do bairro que já estavam secas, voltassem a ser tomadas pela água.


Augusto José Bertoldi observa novo avança da água no bairro Santo Afonso Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Este cenário acende o sinal de alerta e gera um sentimento de apreensão entre os moradores. Na manhã desta sexta-feira (24), preocupados com a situação, eles foram verificar a evolução do nível da água. "Voltou a subir. Aqui nessa quadra [esquina da Rua Valparaíso com a Punta Arenas] não tinha água ontem. A gente fica preocupado", afirma o morador Augusto José Bertoldi, 53 anos.

Chove em apenas 18 horas na região o equivalente a 80% da média histórica de maio

Morador da Rua Floresta, na Vila Palmeira, Bertoldi ainda está com a casa embaixo d’água, mas já alimentava a esperança de poder retornar ao seu lar com a esposa e o filho. "Com essa nova chuva, não sei quando isso vai acontecer."


Moradores foram verificar a situação da enchente no bairro Santo Afonso após 24 horas de muita chuva Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

 


Nível do Rio dos Sinos

O nível do Rio dos Sinos estava em 6,26 metros na última medição realizada às 9 horas desta sexta. Na medição realizada no começo da madrugada, o rio estava em 6,30 metros, o que indica que o nível do rio parou de subir. Contudo, a preocupação é com a notícia de que o nível do rio está subindo em municípios como Campo Bom, o que indica que esse volume de água ainda chegará a Novo Hamburgo.


Nível do Rio dos Sinos estava em 6,26 metros às 9 horas desta sexta (24) Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas