abc+

"DO LIXO AO LUXO"

Projeto transforma áreas de descarte irregular de lixo em hortas comunitárias

Ação beneficia comunidades de diferentes bairros de Sapucaia do Sul

Renata Strapazzon
Publicado em: 16/04/2024 às 10h:04 Última atualização: 16/04/2024 às 12h:10
Publicidade

Transformar antigas áreas de descarte irregular de lixo em hortas que beneficiam toda comunidade. Este é o objetivo principal do projeto “Do lixo ao luxo”, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Sapucaia do Sul, com o apoio de parceiros. Os espaços comunitários se juntam a outras duas modalidades de hortas feitas pela prefeitura no município: as escolares e assistenciais.



Segundo o diretor de Agricultura Adriano Velasqui, Sapucaia conta com 24 hortas espalhadas por diferentes bairros. Nos locais, são plantadas verduras, legumes e chás, que são utilizados por moradores locais com envolvimento no projeto. Conforme ele, cada horta tem um responsável, que organiza o cuidado, o plantio e a colheita no local. A escolha das mudas e sementes que serão plantadas tem o acompanhamento de agrônomos da Emater. “Recebemos muitas mudas de doações. Este tipo de horta facilita a comunidade plantar e colher hortifruti de excelente qualidade.”

Novos locais

Recentemente, uma nova horta foi inaugurada na esquina das ruas Rua Santa Luzia e Igrejinha, no bairro Vargas, em um terreno que antes era tomado por lixo.

O projeto, segundo Velasqui, tem feito sucesso na cidade, atraindo a atenção de quem passa pelos locais revitalizados. “O pessoal tem visto estas novas hortas e entrado em contato com a prefeitura, sugerindo novos lugares para realizamos o projeto. Todas as sugestões são avaliadas para a execução de hortas ou até mesmo de canteiros”, destaca o diretor. Segundo ele, nos próximos dias será dado início a mais uma horta no bairro Vargas.

O novo espaço ficará na esquina entre as ruas Joraci da Cruz e João Guedes Filho, no Loteamento Coperamobem.

Interessados em sugerir espaços para a criação das hortas ou auxiliar com os espaços por meio da doação de mudas, sementes ou itens como enxadas e carrinhos de mão podem entrar em contato com Velasqui pelo telefone 98535-3935.

Comunidade local aprova

Uma das moradoras beneficiadas com a horta recém inaugurada no bairro Vargas, Carmen Aparecida Braun Tresoldi, conta que o projeto deu uma nova aparência e utilidade para um terreno que por muito anos foi ponto de descarte irregular de lixo naquela comunidade.

“Nossa luta de anos virou esta horta maravilhosa, que serve alimento para os vizinhos, para nós todos e, inclusive, para quem colocava lixo no local”, diz. “Que sirva de exemplo para toda a cidade”, destaca Carmen.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade