Giordanna Vallejos

Torneio Canino em Sapiranga evidencia habilidades dos cães policiais na segurança

Evento contou com participantes de outros estados e países da América Latina

Publicado em: 06/04/2024 18:54
Última atualização: 17/04/2024 11:51

De 5 a 7 de abril de 2024, o Parque Municipal do Imigrante, em Sapiranga, foi palco do 3º Torneio de Cães de Polícia, uma competição internacional que não apenas cativou os espectadores, mas também destacou a importância dos cães policiais na manutenção da segurança pública.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Público pôde interagir com alguns dos cães presentesGiordanna Vallejos/GES-Especial
Competição de cães policiais em SapirangaGiordanna Vallejos/GES-Especial
Cães competiram em diferentes modalidades no eventofotos Giordanna Vallejos/GES-Especial
Competição de cães policiais em SapirangaGiordanna Vallejos/GES-Especial
Competição de cães policiais em SapirangaGiordanna Vallejos/GES-Especial

Ao longo dos dias de evento, tanto os participantes quanto o público puderam testemunhar de perto o desempenho dos cães policiais em diversas modalidades de provas, refletindo não apenas seu treinamento dedicado, mas também sua contribuição para a sociedade.

Promoção e desmistificação

"A realização de um evento desta magnitude em Sapiranga tem o propósito de promover e esclarecer ao público geral, aos cidadãos, sobre o trabalho realizado pelos cães. Queremos mostrar à população que esses animais são parceiros das forças de segurança, desmistificando preconceitos e destacando a importância de sua colaboração diária", expressou Luciano dos Santos Silva, adestrador de cães do Projeto K9, de Sapiranga.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

O juiz argentino Eduardo Di Benedetto, era um dos que estava avaliando as provas, e abordou os desafios enfrentados pelos participantes: "O nível dos cães é satisfatório, contudo, as provas são extremamente exigentes. As avaliações de foco também são bastante desafiadoras", explica ele.

Rendimento e participação

Rafael Santin, policial penal de Santa Catarina, veio ao evento com seu cão, com o objetivo de competir e avaliar o desempenho de sua equipe: "Participar de eventos como este é fundamental para avaliar o potencial dos nossos cães e comparar nosso nível de treinamento com outras instituições e treinadores civis. Os cães policiais desempenham um papel crucial no trabalho policial, sendo ferramentas altamente eficazes, quando devidamente treinados."

Com um total de 55 cães, o torneio apresentou diversas modalidades de provas, destacando as habilidades dos cães em áreas como intervenção, busca de pessoas e detecção de entorpecentes.

Além da competição com premiação, o evento proporcionou oportunidades de aprendizado e integração entre os participantes, fortalecendo os laços entre adestradores, policiais e entusiastas.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas