abc+

2024-2025

UM ANO DAS ENCHENTES: Veja o antes e depois de imagens que marcaram as enchentes de maio

Reportagem do Grupo Sinos refez o caminho da enchente em municípios da região

UM ANO DAS ENCHENTES: Veja o antes e depois de imagens que marcaram as enchentes de maio
Publicado em: 02/05/2025 às 06h:32 Última atualização: 02/05/2025 às 19h:41
Publicidade

O Rio Grande do Sul viveu em maio de 2024 um dos momentos mais tristes de sua história. As enchentes atingiram 6,1% do território gaúcho, deixando milhares de pessoas desabrigadas. 

Publicidade

Os dias chuvosos começaram no fim de abril e se estenderam pelo mês seguinte. Chuva se tornou sinônimo de angústia. Em junho as pessoas ainda tentavam se recuperar, a maioria dos atingidos perdeu tudo, precisando reconstruir suas vidas dali em diante. 

LEIA TAMBÉM: Vice-governador lembra das enchentes na abertura do Kerb de Estância Velha; “Temos que comemorar muitas coisas”

Ruas ficaram tomadas pela água, casas completamente submersas, E as cidades, transformadas na extensão dos rios. A reportagem do Grupo Sinos visitou alguns dos locais mais afetados em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e São Sebastião do Caí. A missão? Recriar fotos um ano após a tragédia climática. 

VIADUTO MATHIAS VELHO

Antes: Caos. Essa é a única palavra capaz de descrever a imagem captada pelo repórter fotográfico Paulo Pires. Milhares de pessoas buscavam sair do bairro Mathias Velho, o mais afetado pelas águas do Rio dos Sinos em Canoas. 

 04/05/2024 ALAGAMENTO - ESTAÇÃO MATHIAS VELHO | abc+



04/05/2024 ALAGAMENTO – ESTAÇÃO MATHIAS VELHO

Foto: Paulo Pires/GES

Publicidade

Depois: O repórter fotográfico Paulo Pires voltou ao viaduto do bairro Mathias Velho, em Canoas. Ao invés de água e pessoas aglomeradas, carros circulavam normalmente pela região. Uma das dificuldades em recriar a mesma cena foi exatamente o fato do trânsito estar normalizado. 

Mathias Velho um ano após a enchente histórica de 2024  | abc+



Mathias Velho um ano após a enchente histórica de 2024

Foto: Paulo Pires/GES

HOSPITAL DE PRONTO-SOCORRO DE CANOAS (HPSC)

– Antes: O Hospital de Pronto-Socorro (HPSC) precisou ser evacuado às pressas. A água afetou completamente a estrutura, que desde então não foi mais a mesma, já que apenas a administração voltou a funcionar no Mathias Velho.

Publicidade

HPSC em maio de 2024 | abc+



HPSC em maio de 2024

Foto: Paulo Pires/GES

– Depois: Um ano depois, o HPSC continua em obras. Os pacientes são atendidos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Há conversas para que os atendimentos sejam realizados no Hospital Universitário (HU) até que tudo seja concluído. 

Publicidade

Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC) continua em Obras | abc+



Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC) continua em Obras

Foto: Paulo Pires/GES

PRAÇA MATHIAS VELHO

– Antes: Um dos símbolos do bairro mais populoso de Canoas foi danificada pela enchente. A água no entorno do letreiro se tornou um símbolo para os moradores. 

 28/05/2024 ALAGAMENTO MATHIAS VELHO | abc+



28/05/2024 ALAGAMENTO MATHIAS VELHO

Foto: Paulo Pires/GES

Publicidade

– Depois: O letreiro não é mais o mesmo. Um ano depois, as marcas da água não estão mais lá, assim como a letra S, que caiu e nunca mais foi instalada. 

 30/04/2025 MATHIAS VELHO - UM ANO DEPOIS DO ALAGAMENTO - *Original (21685208)  | abc+



30/04/2025 MATHIAS VELHO – UM ANO DEPOIS DO ALAGAMENTO – *Original (21685208)

Foto: Paulo Pires/GES

Publicidade

RUA MÉXICO, BAIRRO SANTO AFONSO

– Antes: A água deixou as residências praticamente submersas na Rua México, em Novo Hamburgo. Em enchentes anteriores a água nunca havia se aproximado. O carro da foto? Nunca mais funcionou. 

Enchente no bairro Santo Afonso em maio de 2024  | abc+



Enchente no bairro Santo Afonso em maio de 2024

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Publicidade

– Depois: Um ano depois, a água não está mais lá e muitas casas foram reformadas. O que ficou: as lembranças e o medo de um novo alagamento. 

Rua México, bairro Santo Afonso, um ano após as enchentes | abc+



Rua México, bairro Santo Afonso, um ano após as enchentes

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

RUA PRIMEIRO DE MARÇO

– Antes: A Rua Primeiro de Março, no bairro Santo Afonso, estava praticamente intransitável em maio de 2024. Apenas veículos mais altos conseguiam passar. O local também se tornou ponto de encontro para pessoas que estavam saindo da região. 

Caos instalado pela enchente no bairro Santo Afonso em maio de 2024 | abc+



Caos instalado pela enchente no bairro Santo Afonso em maio de 2024

Foto: Arquivo/GES-Especial

– Depois: Um ano depois a água deu lugar a veículos. Agora, os de passeio também conseguem trafegar sem maiores problemas. Aqui, replicar o mesmo ângulo também não foi possível por conta do trânsito normalizado. 

Bairro Santo Afonso - Rua 1º de março (Um ano depois)  | abc+



Bairro Santo Afonso – Rua 1º de março (Um ano depois)

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Um ano depois, muitas nuvens ainda pairam sobre nós 

 

BR-116 EM SÃO LEOPOLDO (PASSARELA CAXIAS DO SUL) 

Antes: Um caminho humanitário precisou ser improvisado na BR-116, em São Leopoldo. O local escolhido foi próximo da Passarela Caxias do Sul e no entorno das pontes sobre o Rio dos Sinos, ainda em obras naquele período. Para que veículos de passeio e emergência pudessem trafegar, terra e pedras foram instalados na pista, mantendo a via mais alta. 

Trânsito na BR-116 sobre o Rio dos Sinos e bombeiros na enchente do bairro Scharlau, em São Leopoldo (maio de 2024) | abc+



Trânsito na BR-116 sobre o Rio dos Sinos e bombeiros na enchente do bairro Scharlau, em São Leopoldo (maio de 2024)

Foto: Igor Müller/GES-Especial

– Depois: Um ano depois, as obras na nova ponte sobre o Rio dos Sinos está concluída. Além disso, o trecho foi restaurado, sinalizado e três pistas estão disponíveis para os motoristas em ambos os sentidos da rodovia. 

BR-116 em São Leopoldo, onde ficava o caminho humanitário  | abc+



BR-116 em São Leopoldo, onde ficava o caminho humanitário

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

BAIRRO VICENTINA

– Antes: Ao invés de carros, barcos. Assim estava o bairro Vicentina em São Leopoldo, em maio de 2024. 

Região da Vicentina e São Miguel com muita água em São Leopoldo (maio de 2024)  | abc+



Região da Vicentina e São Miguel com muita água em São Leopoldo (maio de 2024)

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

– Depois: Um ano depois, os veículos voltaram. A sujeira também é grande no local. Aqui, mais uma vez o ângulo não pôde ser repetido, já que o trânsito era intenso no viaduto sobre a Avenida João Corrêa. Em 2024 o local estava vazio. 

Bairro Vicentina em São Leopoldo, um ano após as enchentes  | abc+



Bairro Vicentina em São Leopoldo, um ano após as enchentes

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

AVENIDA JOÃO CORRÊA

– Antes: A Avenida João Corrêa, em São Leopoldo, ficou inundada. Pessoas circulavam pelo local com a água no peito e a imagem da editora Adriana Tauchert transmitia a real sensação de impotência diante da tragédia. 

A Avenida João Corrêa, em São Leopoldo, tomada pelas águas e por pessoas junto à BR-116 | abc+



A Avenida João Corrêa, em São Leopoldo, tomada pelas águas e por pessoas junto à BR-116

Foto: Adriana Tauchert/GES-Especial

– Depois: A água deu lugar aos carros, a fachada do supermercado Macromix foi reformada. Já a placa de um varejo, acabou desgastada com a ação do tempo. Assim como em outros casos, o tráfego intenso do viaduto, interrompido há um ano, dificultou o ângulo da imagem. 

Av. João Corrêa em São Leopoldo, um ano após as enchentes | abc+



Av. João Corrêa em São Leopoldo, um ano após as enchentes

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

RUA CONCEIÇÃO

– Antes: A água, que nunca havia alcançado a Rua Conceição, região central de São Leopoldo, manteve os comerciantes sem a possibilidade de trabalhar por mais de uma semana. Além dos alagamentos, faltou energia elétrica. Na imagem é possível ver apenas uma pessoa em meio ao transtorno. 

Rua Conceição, no Centro de São Leopoldo, atingida pela água  | abc+



Rua Conceição, no Centro de São Leopoldo, atingida pela água

Foto: Lisandro Lorenzoni/Prefeitura de São Leopoldo

– Depois: Um ano depois, o visual é completamente diferente. Prédios reformados, comércio aberto, veículos na rua e pedestres caminhando. 

Rua Conceição em São Leopoldo, um ano após as enchentes  | abc+



Rua Conceição em São Leopoldo, um ano após as enchentes

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

BAIRRO DA BARRINHA

– Antes: Em Campo Bom, o bairro da Barrinha foi um dos mais afetados. Próximo ao Rio dos Sinos, moradores precisaram deixar suas casas e alguns não retornaram. 

Bairro Barrinha, em Campo Bom, enfrentou enchentes em 2024 | abc+



Bairro Barrinha, em Campo Bom, enfrentou enchentes em 2024

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

– Depois: No lugar do movimento, abandono. Se antes a grama era bem aparada, um ano depois sobrou apenas matagal e destroços. A casa? Já não abriga família alguma. 

Barrinha em Campo Bom, um ano após as enchentes  | abc+



Barrinha em Campo Bom, um ano após as enchentes

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ

– Antes: São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, teve 36,3% da população total atingida pela enchente. Ruas e casas foram tomadas pela água e muitas pessoas não puderam retornar para suas casas, além da dificuldade em encontrar imóveis em locais fora das áreas de risco. 

Enchente em São Sebastião do Caí em 13 de maio de 2024  | abc+



Enchente em São Sebastião do Caí em 13 de maio de 2024

Foto: Castor Becker Júnior/Especial

Depois: A repórter Susi Mello encontrou um local completamente diferente após um ano da catástrofe climática. Lojas funcionando, trânsito fluindo e pessoas na rua. 

ENCHENTE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - UM ANO APÓS: Avenida Egidio Michaelsen  com Rua Coronel Guimarães  | abc+



ENCHENTE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ – UM ANO APÓS: Avenida Egidio Michaelsen com Rua Coronel Guimarães

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Publicidade