A participação da comunidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) marcaram a realização da Pré-conferência Nordeste da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Canoas, neste sábado (9). O encontro na Emef Erna Würth, no bairro Guajuviras, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para discutir propostas e diretrizes para a saúde pública do município.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Foto: Vinicius Thormann/PMC
As pré-conferências fazem parte da preparação para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Canoas, evento democrático previsto pela Lei Federal nº 8.142/1990, que tem como objetivo avaliar a situação da saúde pública, formular propostas e fortalecer a participação popular na construção das políticas do SUS.
Os debates foram organizados em eixos temáticos ligados à democracia, financiamento da saúde, emergências climáticas, justiça socioambiental, atenção integral e gestão do SUS. As propostas construídas nas pré-conferências serão encaminhadas para discussão na etapa municipal, marcada para o dia 20 de junho, no Salão de Atos da Universidade La Salle.
A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, destaca a importância de ouvir quem utiliza o SUS diariamente. “As pré-conferências são espaços fundamentais para aproximar a comunidade da gestão e garantir que as decisões sejam tomadas a partir das necessidades reais da população.”
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Flores, os encontros devem impactar os serviços prestados. “A Conferência de Saúde é um dos momentos mais importantes da participação social no SUS. É nela que são debatidas e definidas propostas que vão orientar as metas e políticas públicas da saúde nos próximos quatro anos, nos âmbitos municipal, estadual e federal”, afirmou.
LEIA MAIS: Debates da revisão do Plano Diretor de Canoas começam nesta terça-feira
Mais debates
Assim como a pré-conferência realizada no quadrante Nordeste, outras regiões de Canoas também terão seus encontros. A etapa Noroeste acontece no dia 16, a Sudeste no dia 23 e a Sudoeste no dia 30 de maio.
Os resultados dos debates serão encaminhadas para discussão na etapa municipal, marcada para o dia 20 de junho, no Salão de Atos da Universidade La Salle.